Cabe salientar que o Estado, com o poder do "ius imperi" assume frente a população um papel de agente garantidor de direito e discal de deveres. Nisto entra a Segurança Pública, que atua de forma mais visível a população por meio do órgãos policiais, com base no poder que lhe foi concedido pelo comando central, os policiais protegem o povo dos ataques às suas liberdades e necessidades essenciais, como também regulam o mesmo por meio de sanções e de seu poder coercitivo. Esses e muitos fatores que giram em torno da Segurança Pública mantém a ordem e evitam o desespero e a libertinagem ilegal na sociedade.
Além disso, tem-se o fator que envolve aquele que usufrui desse direito, que é a população. Segundo a DUDH todos nascem iguais em direitos e deveres, disso infere-se a importância no povo nesse processo, que quando apoia e fiscaliza seus órgãos de segurança, gera um sentimento de união e confiança entre Polícia e comunidade como também evita-se que os agentes de segurança abusem do poder que lhe foi concedido ou até o usem em benefício próprio ou de terceiros. Enfim, estar consciente desses fatos, torna as pessoas mais próximas daquele que a protege.
Diante dos fatos mencionados percebe-se que Segurança Pública é mais que o poder de polícia do Estado, é toda uma cadeia de proteção e apoio a sociedade. Faz-se necessário a implantação pelo MEC de campanhas educativas nas escolas que aproximem o jovem dos policiais e o aumento dos investimentos em políticas e órgãos policiais que movem a Segurança Pública.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.