Por JNakamura
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#84017
Escrita por Kiera Cass, a série literária "A seleção" ilustra um modelo de sociedade dividida em castas, onde, ao mesmo tempo, existem pessoas em condições de miséria enquanto outras vivem cercadas por luxo. Fora das páginas, a situação brasileira não difere da aludida, uma vez que, no país, a desigualdade social também se comporta como um problema que precisa ser resolvido. Assim, é preciso analisar a má distribuição de renda e os investimentos governamentais insuficientes como as principais causas da adversidade.
Desde os primórdios de sua administração pelos portugueses, o Brasil foi constituído como uma colônia de exploração, o que contribuiu para que, atualmente, ele seja o sétimo país mais desigual do mundo segundo o PNUD. Isso é uma consequência da baixa mobilidade social do período colonial, uma vez que a classe explorada nessa época não detinha grande poder econômico e passou essa característica a seus descendentes. Denuncia-se, portanto, o quão nociva é a má distribuição de renda, já que é capaz de promover o aumento da pobreza.
Outrossim, observa-se como os investimentos governamentais insuficientes implicam no agravamento da desigualdade social. Esse problema surge, principalmente, por conta da corrupção por parte dos governantes, uma vez que, em vez de usarem o dinheiro público a favor da população, os representantes nacionais optam por utilizá-lo para o bem pessoal. Logo, enquanto essa escassez de investimentos se mantiver corrente, substancial parcela da sociedade enfrentará más condições de vida.
Assim sendo, é evidente que a desigualdade social configura-se como um problema que precisa ser resolvido. Portanto, visando tingir esse objetivo, a sociedade deve se organizar para tomar medidas que combatam não só o legado do sistema colonial, nas também a insuficiência dos investimentos estatais. Somente assim, essa questão será minimizada no país.


obs: o texto não é para o modelo enem e não pede proposta de intervenção!
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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