Em primeira análise, transtornos educacionais corroboram para a permanência desse cenário, visto que as escolas não dão suporte digital para os estudantes. Sob esse viés, a ativista paquistanesa Malala, afirma que que nós não podemos ser bem-sucedidos quando metade é retida. Destarte, essa afirmação comprova que a falta de apoio da escola para com os alunos, influencia no coletivo, uma vez que algumas escolas não disponibilizam aulas de informática básica e outras sim, o que causa um empecilho no desenvolvimento do todo, gerando consequências como falta de oportunidade no setor laboral e preconceitos. Dessa forma, é indubitável que esse impasse compromete o aprendizado dos acadêmicos.
Ademais, é relevante entender como a omissão do governo contribui para a existência da problemática. De acordo com a Constituição Federal, promulgada em 5 de outubro, no artigo 6° fala que todo e qualquer indivíduo deve receber educação. Todavia, tal artigo não vem sendo cumprido devido a omissão do estado, pois uma parcela de acadêmicos terminam o ensino médio sem saber o básico da tecnologia, assim não conseguindo emprego, e, acabam não recebendo uma base do governo como cursos gratuitos de informática. Logo, é fundamental uma reforma no corpo civil para que futuramente esse impasse não continue ocasionando perdas.
Portanto, medidas estratégicas são necessárias para reverter esse quadro. Para que isso ocorra, o governo federal responsável por distribuir verbas, deve promover a criação de cursos gratuitos para indivíduos que não sabem o básico, como mexer em celular ou usar o Excel, por meio de campanhas com o intuito de expandir o projeto para que chegue a todos, a fim de diminuir a porcentagem de "excluído digitais". Tal ação, ainda deve envolver aqueles não nunca tiveram oportunidade de aprender a usar o Essencial do celular.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada