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Por Higorvaz
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#83909
Malala Yousafzai, vencedora do Premio Nobel da Paz, em seu livro “Longe de Casa” compartilha de suas dores e de outras pessoas que, assim como ela, sofreram as consequências das guerras e, sobretudo, como elas são frequentes. Isto posto, é de extrema importância o recebimento e acolhimento de refugiados no mundo, tendo em mente as guerras e conflitos em demasiadas partes do planeta.

Em primeira análise, a histeria narrada por Malala Yousafzai, indicia a realidade de refugiados em todo o globo, tendo seus respectivos motivos para a busca de ajuda em diferentes países. O artigo 42 da Lei 9.474/97 estabelece que: A repatriação de refugiados aos seus países de origem deve ser caracterizada pelo caráter voluntário do retorno, salvo nos casos em que não possam recusar a proteção do país de que são nacionais, por não mais subsistirem as circunstâncias que determinaram o refúgio, ou seja, o país deve acolher aqueles que veem de urgência de outros países, igualmente, quando não se pode declarar a proteção de seus respectivos.

Ademais, o filosofo alemão, Immanuel Kant, dizia e defendia os direitos humanos, a paz universal e o famoso lema “Sapere Aude”, que é a retratação do direito de ser e saber. Em contradição, o numero crescente de guerras no Oriente Médio é um problema global que retrata a maioria dos casos de refúgios em vários países, nesse contexto, é estimado mais de 25,4 milhões de refugiados no mundo todo de acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), portanto, há um numero gigantesco de pessoas que não conseguiram refugio em outros países e, consequentemente, haverá uma crescente nos casos de mortes por perseguição em tais territórios.
Sendo assim, é evidente a situação de extrema vulnerabilidade desses refugiados. Contudo, a ACNUR deve intensificar as procuras e acolhimentos dessas pessoas junto com a colaboração de variados países para que os mesmos possam ser ajudados e consigam refugio rápido e eficiente. Nesse contexto, talvez mais pessoas possam compartilhar de suas histórias assim como Malala fez, podendo se tornar essenciais para a ajuda desses iguais, e, com isso, conseguirmos mais finais felizes.

O importante não é acertar, e sim tentar. Existem aqueles que tentam, e aqueles que fracassam.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 115

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 125

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 90

Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 130

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por JoaoPedro72
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#83911
Minha análise da sua redação:

1 – Erro de língua portuguesa
2 – Falha no repertório sociocultural / Falta de adequação ao tema / Gênero textual inadequado
3 – Falha no projeto de texto e argumentação
4 – Falta de conectivos / Repetição constante de palavras
5 – Proposta de intervenção inadequada

Malala Yousafzai, vencedora do Premio (1)Nobel da Paz, em seu livro “Longe de Casa” compartilha de suas dores e de outras pessoas que, assim como ela, sofreram as consequências das guerras e, sobretudo, como elas são frequentes. (2) Isto posto, é de extrema importância o recebimento e acolhimento de refugiados no mundo, tendo em mente as guerras e conflitos em demasiadas partes do planeta. (3)

11 – Falta de acento circunflexo. Correto: Prêmio...
21 – Esse repertório que você apresentou é pouco produtivo, pois sua relação com o tema não ficou claro para mim.
31 – Senti falta da apresentação das teses para deixar seu projeto de texto mais claro.

Em primeira análise, a histeria narrada por Malala Yousafzai, indicia a realidade de refugiados em todo o globo, tendo seus respectivos motivos para a busca de ajuda em diferentes países. (2) O (4) artigo 42 da Lei 9.474/97 estabelece que: (1) A repatriação de refugiados aos seus países de origem deve ser caracterizada pelo caráter voluntário do retorno, salvo nos casos em que não possam recusar a proteção do país de que são nacionais, por não mais subsistirem as circunstâncias que determinaram o refúgio, ou seja, o país deve acolher aqueles que veem de urgência de outros países, igualmente, quando não se pode declarar a proteção de seus respectivos. (2) (3)

22 – Você utilizou o mesmo repertório que foi apresentado no primeiro parágrafo. Seria melhor diversificar mais, não é?
41 – Falta de conectivo
12 – Depois que é apresentado os dois pontos, a próxima palavra deve possuir letra minúscula. Correto: a repatriação...
23 – Esse parágrafo possui vários repertórios que foram utilizados de maneira não produtiva, isto é, estão ‘soltos’ no texto, não embasando alguma argumentação.
32 – O parágrafo ficou muito expositivo e pouco argumentativo, ou seja, muitos repertórios foram apresentados sem nenhuma argumentação, o que atrapalha no projeto de texto.


Ademais, o filosofo (1) alemão, Immanuel Kant, dizia (1) e defendia os direitos humanos, a paz universal e o famoso lema “Sapere Aude”, que é a retratação do direito de ser e saber. Em contradição, o numero (1) crescente de guerras no Oriente Médio é um problema global que retrata a maioria dos casos de refúgios em vários países, nesse contexto, é estimado mais de 25,4 milhões de refugiados no mundo todo de acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), portanto, há um numero (1) gigantesco de pessoas que não conseguiram refugio (1) em outros países e, consequentemente, haverá uma crescente nos casos de mortes por perseguição em tais territórios. (2) (3)

13 – Erro de acentuação. Correto: filósofo...
14 – O “dizia” não está necessariamente errado, porém ficou desnecessário na sua frase. É melhor que você o retire.
15 – Erro de acentuação. Correto: número...
16 – Mesmo problema ressaltado no 15.
17 – Erro de acentuação. Correto: refúgio...
24 – Mesmo problema detectado no 23
33 – Mesmo problema detectado no 32.

Sendo assim, é evidente a situação de extrema vulnerabilidade desses refugiados. Contudo (4), a ACNUR deve intensificar as procuras e acolhimentos dessas pessoas junto com (1) a colaboração de variados países para que os mesmos possam ser ajudados e consigam refugio rápido e eficiente. Nesse contexto (4), talvez mais pessoas possam compartilhar de suas histórias assim como Malala fez, podendo se tornar essenciais para a ajuda desses iguais, e, (1) com isso, conseguirmos mais finais felizes. (5)

42 – Nessa frase, o conectivo “contudo” é inadequado, pois ele é um mecanismo de oposição e, no seu caso, o certo seria um conectivo de continuidade, como o “à vista disso” ou o “logo”.
18 – “Junto com” é um pleonasmo e o mais recomendado é retirar o “junto”. Correto: com...
43 – Como existem muitos conectivos de continuidade, tente evitar o uso repetitivo de alguns, como, no seu caso, o “nesse contexto”. Alguns como o “sob essa ótica” e o “assim” podem ajudar.
19 – Uso incorreto da vírgula. Correto: ajuda desses iguais e,...
51 – Sua proposta de intervenção ficou quase completa, mas não foi apresentado o meio pelo qual a proposta será realizada. Portanto, você não pode assegurar a nota máxima na Competência 5.

Olá! Queria aproveitar para dizer que existem, sim, alguns erros na sua redação que devem ser aperfeiçoados, mas isso não é sinônimo de desistir. Tente e tente e conserte seus erros que você vai chegar lá no topo! Um abraço

Imagine uma vaca. Uma pessoa com uma mente ruim irá matá-la para comer carne. Uma pessoa com uma mente boa pegará o leite da vaca, venderá esse leite e comprará mais vacas para gerar mais leite. Não se contente com pouco, busque sempre elevar o seu nível!
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