Em primeira análise, a histeria narrada por Malala Yousafzai, indicia a realidade de refugiados em todo o globo, tendo seus respectivos motivos para a busca de ajuda em diferentes países. O artigo 42 da Lei 9.474/97 estabelece que: A repatriação de refugiados aos seus países de origem deve ser caracterizada pelo caráter voluntário do retorno, salvo nos casos em que não possam recusar a proteção do país de que são nacionais, por não mais subsistirem as circunstâncias que determinaram o refúgio, ou seja, o país deve acolher aqueles que veem de urgência de outros países, igualmente, quando não se pode declarar a proteção de seus respectivos.
Ademais, o filosofo alemão, Immanuel Kant, dizia e defendia os direitos humanos, a paz universal e o famoso lema “Sapere Aude”, que é a retratação do direito de ser e saber. Em contradição, o numero crescente de guerras no Oriente Médio é um problema global que retrata a maioria dos casos de refúgios em vários países, nesse contexto, é estimado mais de 25,4 milhões de refugiados no mundo todo de acordo com a ACNUR (Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados), portanto, há um numero gigantesco de pessoas que não conseguiram refugio em outros países e, consequentemente, haverá uma crescente nos casos de mortes por perseguição em tais territórios.
Sendo assim, é evidente a situação de extrema vulnerabilidade desses refugiados. Contudo, a ACNUR deve intensificar as procuras e acolhimentos dessas pessoas junto com a colaboração de variados países para que os mesmos possam ser ajudados e consigam refugio rápido e eficiente. Nesse contexto, talvez mais pessoas possam compartilhar de suas histórias assim como Malala fez, podendo se tornar essenciais para a ajuda desses iguais, e, com isso, conseguirmos mais finais felizes.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 115
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 125
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 90
Você atingiu aproximadamente 50% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 130
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.