Cabe salientar que o povo brasileiro é formado por povos europeus, africanos, indígenas, holandeses entre outros. Mesmo sendo tão diverso, a população brasileira ,no geral, adota práticas discriminatórias, que carregam resquícios do passado escravocata e colonial dos primeiros anos de descoberta dessa parte da América. Uma prática vinda dessa época por exemplo é o racismo que surge desde antes dos tempos dos navios negreiros e das senzalas, coisas essas que diminuíam e coisificavam a pessoa de pele mais escura, excluindo-a e considerando-a como inferior e servil em sua essência.
Além disso, tem-se a cultura moderna que inegavelmente deriva desse passado, a exemplo da televisão e da própria educação brasileira. Esses comportamentos e práticas racistas estão enraizados na sociedade, mas podem ser enfrentados de diversas formas, podendo-se investir na mudanças de roteiros e histórias televisas que retratem o negro como protagonista e autor da história, linhas de pesquisas e estudo em universidades e escolas respectivamente que tratem da importância e do impacto desta classe na sociedade, pesquisas e maior divulgação das contribuições científicas de negros ao longo da história da humanidade.
Diante dos fatos mencionados observa-se que o racismo e discriminação racial derivam de raízes históricas e culturais da sociedade. Faz-se necessária a ampla conscientização quanto a essas práticas em escolas e universidades pelo MEC e a inovação do conteúdo de programas televisivos pelo Ministério da Cultura, lembrando sempre que educação é a base dos costumes de uma sociedade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada