Por LucasFerrari
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83720
Ser cidadão vai além de habitar terras sob o regime de um Estado. Trata-se de uma relação identitária construída entre esse Estado e o indivíduo. É sobre ser parte contribuinte e pertencente de um todo, uma nação. Contudo, nem sempre essa relação é estabelecida em sua totalidade. Em se tratando de parcelas pobres e grupos minoritários, muitos sequer têm acesso a direitos fundamentais mencionados na constituição de 1988, como alimentação, saúde e moradia, sem contar aqueles que não possuem registro civil, e encontram-se em literal invisibilidade social. Diante desse contexto, é fundamental avaliar os cenários que corroboram para estes problemas bem como elaborar uma postura combativa à essa situação.

Em primeiro plano, vale mencionar o impacto da desigualdade e segregação social na criação de uma noção de cidadania. No filme “O preço do amanhã” é retratada uma realidade em que a economia baseia-se em tempo de vida. Cada indivíduo possui em seu pulso um cronômetro que indica quanto tempo resta a cada um, de modo que grande parte da população sobrevive na periferia, sempre no limiar entre vida e morte, rotuladas e invisíveis aos habitantes da grande cidade, são descartáveis. Do mesmo modo ocorre em nossa sociedade; a gentrificação torna pessoas em objetos descartáveis, e o olhar para aqueles que encontram-se marginalizados e excluídos inexiste.

Ademais, a falta de acesso à saúde, informação e garantias básicas como hospitais acessíveis leva a existência de um grande contingente socialmente carente e excluso. De fato, a persistência de cidadãos não registrados formalmente se deve ao impacto da desinformação e o afastamento de comunidades carentes à maternidades e hospitais, de modo que a ocorrência de nascimentos em locais inadequados colabora para a existência de indivíduos sem registro formal.

Assim, a falta de acesso à cidadania origina-se na ineficácia da garantia de acesso a direitos fundamentais, como saúde, renda e educação. É fundamental ao estado a distribuição mais ampla de unidades responsáveis pelo registro civil, como cartórios e maternidades, além da ampliação do acesso à renda, por meio da profissionalização de indivíduos e disponibilidade de empregos, de modo que os antes invisíveis, agora ganhem cores.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
71 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
81 Exibições
por Jodira
0 Respostas 
76 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
76 Exibições
por 497772303
0 Respostas 
109 Exibições
por nicomet4l
ENEM 2021: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
5 Respostas 
229 Exibições
por Marlonnluis
1 Respostas 
81 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
51 Exibições
por EllieW
1 Respostas 
29 Exibições
por laradesk
0 Respostas 
383 Exibições
por Higorvaz

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM