A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializam a desorganização do mundo realista e do mundo digital. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que descreve como presente na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, porque não tem acompanhado drasticamente às pessoas que vivem sem ordem, tanto no mundo imaginário, como no realista, pois não tem acompanhados e punidos tais pessoas nas “redes” pelos seus atos. Nessa perspectiva, para a completa refutação do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Ademais, esses “dois mundos”, o real e virtual, estão presentes desde a tenra idade hodiernamente na vida dos humanos. Sob esta perspectiva, conforme o Massacre acontecido em Suzano, São Paulo, em 2019, Guilherme Taucci Monteiro e Luiz Henrique de Castro, ex-alunos, mataram cinco estudantes, duas funcionárias e o dono da locadora (tio do Guilherme). Nesse contexto, nota-se que eles estavam com a mente transformada pelos jogos digitais, em que até fizeram uso de uma arma medieval semelhante a um arco e flecha para ferirem os indivíduos. Enfim, é nocivo que outros jovens venham mudar sua vida normal para vida anormal, influenciados pela “internet”, programas tecnológicos e jogos “online” para exterminarem vida de pessoas inocentes, isso é inadmissível e precisa mudar com urgência no Brasil.
Logo, para resolver os limites do mundo real e mundo virtual, medidas são necessárias. Portanto, o Ministério da Educação, o qual é o responsável pela educação da população, deve criar uma disciplina de nome “VIDA REAL”, e inserir na grade curricular das escolas brasilianas, com o intuito de que todos os alunos desde cedo tenham conhecimento sobre sua vida real e os perigos que causam a virtual nos seres humanos que não sabem controlar esses “dois mundos”, tudo isso será feito com o apoio do Estado e por meios de verbas do governo federal. Assim, todos poderão viver com a tecnologia citado por Steve Jobs, de forma que saberão distinguir o mundo virtual do real e que não venham trazer problemática ao povo do País.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.