Portanto, ao falar da carência de acesso ao registro civil que a população menos favorecida tem, é interessante falar de como essa falta influencia na vida de uma pessoa. De acordo a constituição de 1988 todo indivíduo tem direito a cidadania, ou seja, a possibilidade de existir em meio a sociedade, porém para que se torne um cidadão é preciso possuir uma certidão de nascimento. Assim, no momento em que há um déficit na retenção do registro civil, existe uma quebra nos direitos assegurados pelo estado e uma irresponsabilidade social que dificulta o acesso aos direitos mais básicos como a saúde e a educação.
Durante uma temporada da série “Shameless”, é retratada a historia de uma garota que tanta conseguir a cidadania dos EUA pois sem a documentação ela não poderia exercer nenhuma atividade legalmente no país. Dessa mesma forma inúmeras pessoas sofrem para conseguir se oficializar como um cidadão. Desse modo, é de extrema importância que todo brasileiro possua uma certidão de nascimento para ter acesso aos seus direitos e deveres de modo a chegar o mais perto possível de uma vida plena.
Sendo assim, o Estado deve facilitar o acesso ao registro civil por meio de investimentos na expansão de novos postos responsáveis pela emissão de documentos, de modo a abranger o máximo de pessoas possíveis para a extração de seu “comprovante de cidadania”. Ademais, cabe também ao Estado a difusão da importância da emissão do documento pessoal para que a questão da falta de acesso à cidadania no Brasil seja sanada, ou pelo menos reduzida, tanto pelo ambito de ação do Estado quanto pela consciência da população.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.