Em primeira análise, o silenciamento mostra-se como um dos desafios à resolução da problemática. Para Rupi Kaur, “A representatividade é vital”. A poetiza ilustra sua tese fazendo alusão a uma borboleta que tenta ser mariposa por estar rodeada delas. Fora da poesia, porém, verifica-se que a questão do silenciamento sobre a falta de visibilidade de algumas lutas e grupos é fortemente impactada por essa lacuna presente no problema, que não está sendo fortemente encarnada pelas autoridades, sejam governamentais, sejam midiáticas. Dessa forma, a temática não recebe atenção devida, o que acaba por dificultar a atuação sobre ela.
Além disso, outra dificuldade enfrentada é a questão do preconceito já enraizado na sociedade: racismo, machismo e homofobia são apenas alguns dos empecilhos. Dados do IBGE mostram que a população negra, por exemplo, representa 54% dos brasileiros e, ainda assim, é um dos grupos menos representados na publicidade e na mídia. Desta forma, o que todos esses grupos e lutas citados tem em comum é que são considerados minorias sociais, ou seja, não são minorias em quantidade, mas em representação.
Torna-se evidente, portanto, que medidas são necessárias para assegurar a importância da representatividade homogênea na publicidade e combater as discriminações. Para tanto, as Mídias e empresas de grande acesso, que atuam como formadora e modificadora de opinião, devem investir na inserção de todos, através de propagandas que desconstruam os estereótipos e preconceitos, buscando a verdadeira inclusão. Assim, a borboleta de Rupi Kaur, como o povo brasileiro, assumirá livre e orgulhosamente sua própria identidade.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.