Avatar do usuário
Por IsaacThomas
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83626
Manoel de Barros, grande poeta pós-modernista, desenvolveu em suas obras uma "teologia do traste", cuja principal característica reside em dar valor às situações frequentemente esquecidas ou ignoradas. Seguindo a lógica barrosiana, faz-se preciso, portanto, dar valor a problemática da falta de registro civil para todos, mesmo que ela seja ignorada pela sociedade. Sendo necessário analisar os alicerces que sustentam esse mal, a citar, a negligência governamental nesse âmbito e a falta de informação.

Dessa forma, em primeira análise, a ineficiência do Estado é um entrave no problema. Constata-se que, na obra "Os Bruzundangas", o pré-modernista Lima Barreto já expunha que a ausência das garantias constitucionais estava no âmago das problemáticas daquela nação. No Brasil, a narrativa é retificada no posicionamento do Governo para com a falta de certidão de nascimento em determinadas áreas da sociedade, uma vez que não existe uma supervisão eficiente em zonas mais carentes, na qual nascem muitas crianças que passam despercebidas pela sociedade. Impossibilitando que as mesmas tenham acesso aos direitos fundamentais como a educação. E possibilitando o surgimento de outros problemas como o crime.

Em paralelo, a falta de informação também é um entrave no que tange a questão. Djamila Ribeiro, filósofa, explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Porém, há um silenciamento instaurado no assunto, visto que a falta de informação de muitas mães faz com que elas não procurem tirar a certidão de nascimento de seus filhos. Pois essas podem ter sofrido a mesma situação na infância, logo, perpetuando o problema para as próximas gerações. E tal falta de informação não ocorre apenas nas regiões norte e nordeste, já que existem muitos casos na região sudeste do país.

Por todos esses aspectos, a solução viável para a falta de registro civil vem por meio de uma intervenção do Governo Federal, criando o projeto "Cidadania para Todos", que teria início em 2022, nas zonas mais carentes do país. Nele será feito campanhas de conscientização da importância do documento e a criação de novos postos de atendimento, promovendo o registro cívil para os novos cidadãos e os mais velhos também, garantido os direitos básicos a todos. Mediante a essas ações concretas, esses indivíduos serão tirados da invisibilidade e não mais ignorados pela sociedade.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
1 Respostas 
81 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
0 Respostas 
82 Exibições
por Edinareis
4 Respostas 
216 Exibições
por Felipe082
0 Respostas 
203 Exibições
por Mariana06
3 Respostas 
136 Exibições
por Pxvesq

O brasileiro muitas vezes não tem a oportun[…]

Insegurança alimentar no Brasil

Conforme o artigo 25 da Declaração U[…]

De acordo com o documentário "O di[…]

Filantropia

Filantropia é o termo usado para designar a[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM