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Por MariaLuisa23
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O Humanitismo, filosofia fictícia criada por Quincas Borba, célebre personagem de Machado de Assis, tem a paradoxal ideia de que é somente por meio da guerra que se alcança a paz. Segundo a lógica machadiana, faz-se preciso combater a problemática em torno da injustiça social voltada aos grupos de pessoas sem registros da certidão de nascimento no Brasil, uma vez que o povo deveria estar em "guerra" contra essa elevada exclusão.
Diante desse cenário, é importante pontuar a desigualdade em prol da população brasileira, sendo assim o viés relacionado a persistência da invisibilidade ao registro civil. De acordo com dados do IBGE de 2015, aproximadamente 3,5 milhões de pessoas em todo o Brasil não possuem documentação pessoal. Dentre elas: crianças, adultos e idosos.
Ademais, é igualmente necessário ressaltar a auto diminuição por parte de alguns indivíduos, que ficam impossibilitados de retirarem uma série de documentos utilizados em meio social, e que faz dele um cidadão reconhecido pelo Estado. Em casos de vulnerabilidade e pobreza costumam ser mais recorrentes.
Nesse sentido, a fim de mitigar os males relativos a essa situação, é importante analisar a falha na atuação do poder estatal e a ineficácia intervenção do sistema educacional. Além de que, é essencial evoluir e modernizar o meio didático, essas questões podem ser trabalhadas por meio de palestras e debates que possam além de contribuir com os direitos de uma pessoa sem certidão de nascimento, incentivariam-nas a buscarem meios de se registrarem. Desta forma, a sociedade brasileira poderia conviver de maneira mais autônoma.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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