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Por Lancaster99
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#83536
De acordo com dados divulgados pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), o número de locais que exploram o Garimpo Ilegal vem paulatinamente crescendo no Brasil, em especial na região norte, o estado do Amazonas e a que mais sofre com essa extração nociva ao meio ambiente. Nesse contexto, torna-se evidente como causa a Falta de Fiscalização eficiente, bem como a Aplicação de penas mais severas para esses criminosos.

Diante desse cenário, cabe ressaltar a Falta de Fiscalização eficiente, está como um fator de agravamento ao problema. Nesse sentido, os órgãos fiscalizadores estatais são completamente ineficientes para o combate do garimpo ilegal. Sua deficiência se dá por falta de investimento financeiro e de pessoal. As verbas destinadas ao IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ao ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) são ineficientes para combater o garimpo ilegal. Logo, urge que esse panorama seja resolvido.

Ademais, a Aplicação de penas brandas representa outro entrave no combate ao garimpo ilegal. Sob essa óptica, é notável que as penas aplicadas ao donos, funcionários e sócios de garimpos ilegais no Brasil é uma vergonha. Além disso, esses criminosos tem um prazo longo para o pagamento dessas multas, muitas vezes as multas aplicadas são contestadas na Justiça, elevando assim o lapso temporal para o efetivo pagamento, que no final das contas, não é equiparado aos danos causados ao meio ambiente na extração ilegal dos minerais.

Portanto, é imprescindível superar as causas dessa problemática. Nesse viés o poder legislativo, representado pelo congresso nacional, deve criar projetos de lei contra o garimpo ilegal. Nesse sentido, o intuito de tal medida é endurecer as penas aplicadas aos garimpos ilegais, que além das multas pecuniárias, os minérios apreendidos sejam revertidos em valores para a conservação da fauna e flora do local que foi extraído, consequentemente, minimizando a proliferação desses garimpos ilegais.

Amores, por gentileza deem uma olhadinha no meu texto, agradeço pelas correções. :)

Podem me marcar também nos seus texto, aqui todo mundo ajuda todo mundo. Abraços ;)

@ketlenthai
@Jotaveh
@lucsx
@Analinda08
@Mylike
@fransousa
@Hods
@NailtonV
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por luciano13
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#83551
Oi! Para tentar te ajudar, vou escrever algumas coisas que percebi!
Você teve um número considerável de erros ortográficos, alguns parecem ter sido pela escrita apressada mesmo, como a letra maiúscula nas palavras "falta" e "fiscalização", no segundo parágrafo, que, nesse caso, não é necessária. Houve também alguns desvios de vírgula, como em "Nesse viés", no último parágrafo, (faltou a vírgula). Na primeira linha do segundo parágrafo, o adequado seria escrever: "cabe ressaltar que a falta..." - sem o uso do auxiliar "que", a frase fica sem coesão.
Sobre a competência 2, faltou o uso de repertórios socioculturais, já que você trouxe apenas um dado na introdução. Use algum filme, fato histórico que você conheça!
Com exceção disso, a proposta de intervenção está completa e você trouxe muitos recursos coesivos, o que fortaleceu a competência 4!
Ficou legal :)
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Por Lancaster99
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#83552
@luciano13 Obrigado meu colega! Vou tomar nota dos seus destaques. Agradeço mesmo.
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