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Por narutim
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Na obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela à ausência de conflitos e problemas. Conquanto, o que se observa na realidade contemporânea é justamente o oposto do que o autor prega, visto que o acesso a um registro civil como a certidão de nascimento e o respeito para com as pessoas que não possuem esse documento ainda apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de more. Diante dessa perspectiva, convém analisarmos as principais consequências dessa inercial problemática no país.
Prelipuamente, é fulcral pontuar que não somente a falta de acesso a uma certidão de nascimento como também o desrespeito com os indivíduos que não possuem esse registro civil, deriva da baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à criação de mecanismos que coíbam tais recorrências. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística(IBGE), cerca de 1,15 milhões de pessoas não possuem registro civil na região sudeste no ano de 2015. Devido à falta de atuação das autoridades muitas pessoas continuam em situação de exclusão social e com difícil acesso a cidadania. Nesse sentido é necessário que essa postura negligente seja coibida.
Ademais, convém salientar ainda, o preconceito contra as pessoas que não possuem registro de nascimento como promotor do problema. Segundo Zygmunt Bauman, filósofo polonês, a falta de slides nas relações sociais, políticas e econômicas é a característica da "modernidade líquida" vivida no século XXI. De forma análoga a esse pensamento, é notório que ainda ocorra descriminação justamente pela sociedade atual se encontrar nesse estado de modernidade liquida, no qual o diálogo é prática inexistente com as pessoas as pessoas em situação de exclusão. Tudo isso retarda a resolução do empecilho, visto que o preconceito contribui com esse quadro.
Infere-se, portanto, que ainda há entraves para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um país melhor. Descarte, com o intuito de mitigar o problema, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que, por intermédio do Ministério da Cidadania, será revertido na criação de leis mais rígidas contra o preconceito em relação as pessoas sem registro de nascimento e que garantam, através de um melhor acesso a documentos pessoais com a correta orientação, o direito desses indivíduos. Desse modo, atenuar-se-á, em médio e longo prazo, o problema, e a coletividade alcançará a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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