Segundo o estudo do sociólogo Durkheim, um indivíduo não consegue viver isolado, ou seja, ele necessita estar incluso em grupos sociais em que os participantes tenham interesses em comum. No momento em que a pessoa não tem certidão de nascimento, ela não será capaz de desfrutar de determinados eventos que são seu interesse, justamente por estar sem registro civil. Portanto, ela é excluída nos momentos fundamentais do convívio social.
Outrossim, na falta do registro civil, pode-se gerar um preconceito por parte daqueles que não possuem total entendimento sobre o assunto. Visto que como disse Voltaire: "preconceito é opinião sem conhecimento". Conforme já mencionado, o indivíduo terá uma vida prejudicada e certas pessoas desinformadas são capazes de piorar a situação, ofendendo aqueles desamparados socialmente.
Mediante esta problemática, cabe ao Ministério da Cidadania em união as prefeituras de todo o Brasil, organizar mutirões que serão instalados em determinado dia nas praças centrais das cidades. Estes deverão contar com servidores públicos capazes de realizar o registro civil das pessoas que não o possuam. Ademais, esta ação será divulgada nas mídias locais para ciência de toda a população. Sendo assim, essa situação estará saindo da "invisibilidade" e mais soluções poderão ser promovidas, como diz Djamila.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.