Avatar do usuário
Por wagnermar
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83066
De acordo com a filósofa Djamila Ribeiro, é preciso que uma situação saia da "invisibilidade", para que soluções sejam promovidas. Entretanto, isso não ocorre no que tange ao registro civil no Brasil. Em uma situação onde a pessoa não possua a certidão de nascimento, ela fica limitada socialmente, não podendo usufruir dos direitos básicos para uma vida saudável. O ser humano necessita do sentimento de pertencimento a grupos dento da sociedade e também não ser afetado por nenhum tipo de preconceito por desprover de boas condições de vida. Por isso vale se discutir tal problemática.

Segundo o estudo do sociólogo Durkheim, um indivíduo não consegue viver isolado, ou seja, ele necessita estar incluso em grupos sociais em que os participantes tenham interesses em comum. No momento em que a pessoa não tem certidão de nascimento, ela não será capaz de desfrutar de determinados eventos que são seu interesse, justamente por estar sem registro civil. Portanto, ela é excluída nos momentos fundamentais do convívio social.

Outrossim, na falta do registro civil, pode-se gerar um preconceito por parte daqueles que não possuem total entendimento sobre o assunto. Visto que como disse Voltaire: "preconceito é opinião sem conhecimento". Conforme já mencionado, o indivíduo terá uma vida prejudicada e certas pessoas desinformadas são capazes de piorar a situação, ofendendo aqueles desamparados socialmente.

Mediante esta problemática, cabe ao Ministério da Cidadania em união as prefeituras de todo o Brasil, organizar mutirões que serão instalados em determinado dia nas praças centrais das cidades. Estes deverão contar com servidores públicos capazes de realizar o registro civil das pessoas que não o possuam. Ademais, esta ação será divulgada nas mídias locais para ciência de toda a população. Sendo assim, essa situação estará saindo da "invisibilidade" e mais soluções poderão ser promovidas, como diz Djamila.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
47 Exibições
por Matheusbs
0 Respostas 
79 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
70 Exibições
por Bonitona
0 Respostas 
63 Exibições
por hvfhvf
0 Respostas 
57 Exibições
por isa6649
4 Respostas 
272 Exibições
por Mimi2004
0 Respostas 
106 Exibições
por JoyceAmaral
0 Respostas 
22 Exibições
por Pimba
0 Respostas 
60 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
58 Exibições
por Thiagom445
desafios da pessoa com deficiencia

De acordo com o artigo 3º, inciso IV da Const[…]

Maxy TavioCorteze lais458 Hyque Sabin[…]

A escritora norte-americana Helen Keller, é[…]

  Nesta incerteza sobre sua natureza, Roman s[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM