Apesar da desigualdade de gênero ser um problema atual, desde a
antiguidade a mulher já era tratada como um ser inferior ao homem, tendo que se
submeter às suas vontades. Segundo Aristóteles, a submissão da mulher ao
homem é um fator natural do ser humano. Pensamentos antigos e machistas como
o do filósofo grego diminuíram ao longo dos anos, mas ainda são um problema
grave que precisa ser estudado, refletido e debatido.
Segundo o artigo 5° estabelecido pela Constituição Federal do Brasil, em seu
inciso I, “homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações...”. Isso garante a
igualdade jurídica, mas a desigualdade no âmbito social ainda é um problema muito
enfrentado pelas mulheres.
Os direitos começaram a ser conquistados pelas mulheres apenas durante a
I e II Guerra Mundial, quando os homens iam para as batalhas e as mulheres
ficavam responsáveis pelos negócios da família, antes disso as mulheres não
estavam inseridas no mercado de trabalho e possuíam somente funções
domésticas.
Dois grandes exemplos de conquistas das mulheres são o voto feminino, que
no Brasil só foi assegurado pelo Código Eleitoral no dia 24 de fevereiro de 1932 e
previsto na Constituição Federal em 1934 e a Lei Maria da Penha, que trata
especificamente da violência doméstica e foi sancionada no dia 7 de agosto de
2006.
Em uma pesquisa realizada pela economista Laísa Rachter, pesquisadora do
Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas, 42% das pessoas
trabalhando no Brasil são mulheres e 58% são homens, o que caracteriza uma
grande evolução comparada ao ano de 1970, onde só 20% eram mulheres. Porém,
a desigualdade salarial continua sendo um problema, as mulheres ganham em
média 19% menos do que os homens, e em algumas profissões, essa diferença
pode chegar a até cerca de 33%. Além disso, pesquisas apontam que mulheres
dedicam o dobro de horas semanais à afazeres domésticos do que os homens, o
que dificulta a inserção delas no mercado de trabalho e traz limitações para aquelas
que já estão inseridas.
Mundialmente, o Fórum Econômico Mundial previu em 2019 que serão
necessários pelo menos dois séculos para alcançar a igualdade de gênero no
mundo de trabalho, e cerca de 202 anos para alcançar a igualdade de gênero em
outras áreas como educação, saúde, oportunidade econômica e capacitação
política.
Tendo em vista todas essas disparidades existentes entre homens e
mulheres, é nítida a importância e a necessidade da criação de novas políticas
públicas que protejam e ajudem as mulheres. Além disso, também é de extrema
importância que a sociedade reflita e fale sobre o assunto, para conscientizar a
todos de que é preciso lutar pela igualdade de todos e combater cada vez mais o
machismo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. Seu texto apresenta estrutura sintática com certa organização, porém com muitos desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual, que comprometem a compreensão das ideias.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão, ou seja, com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido a partir de considerações próximas ao senso comum ou muito próximas do que foi proposto nos textos motivadores, sem progressividade, ou ainda o texto apresenta domínio precário do tipo textual exigido, com poucas características de uma dissertação, ainda que se reconheça o tema proposto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 40
Você atingiu aproximadamente 20% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O texto não defende ponto de vista a respeito do tema proposto e/ou apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema, superficiais ou incoerentes.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 80
Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.