Primeiramente, destacam-se os problemas na garantia do direito à saúde, provenientes dessa "invisibilidade" dos indivíduos sem registros civis perante o governo. De acordo com o " Contrato Social", postulado pelo filósofo Thomas Hobbes, é dever do Estado garantir o bem-estar social aos cidadãos. Porém, no Brasil, isso não vem ocorrendo com frequência, pois vários indivíduos não são cidadãos para o Estado, já que não possuem acesso a documentações civis. Isso proporciona dificuldades ao governo no cumprimento da garantia de direitos, como o da saúde.
Em segundo lugar, pontua-se o empecilho que tal "invisibilidade" do indivíduo sem registros civis causa ao governo na garantia do direito à segurança dos cidadãos. A obra "O cidadão de papel", do jornalista Gilberto Dimenstein, postula que a maioria das leis do Brasil ficam somente no plano teórico, pois não são efetivadas pelo Estado. Logo, percebe-se que o governo não exerce plenamente sua função de garantir acesso aos direitos dos cidadãos brasileiros. Assim, uma pessoa que não é um cidadão para o Estado sofrerá ainda mais com tal descaso na garantia à segurança, por exemplo.
Portanto, diante dos fatos supracitados, demandam-se soluções. A princípio, o Ministério da Justiça, juntamente com a imprensa, deve criar campanhas que instiguem a população a obter registros civis, através de mídias sociais, como jornais e revisitas, a fim de efetivar o acesso das pessoas à cidadania brasileira. Além disso, cabe ao Estado fornecer propagandas de incentivação ao uso de registros civis, por meio de redes sociais, como Instagram e Facebook, com o intuito de aprimorar a garantia dos indivíduos à cidadania no Brasil. Dessa forma, tal problemática será resolvida, causando um aumento do acesso à cidadania no Brasil, gerando assim maior efetivação do Artigo 5.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 140
Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 180
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.