Considerando que o registro de nascimento é gratuito no Brasil, por conta da lei N°9534 de 1997 e que hoje apenas no Sudeste do Brasil existem mais de um milhão de pessoas sem o documento que lhe entrega o título de cidadão Brasileiro, de acordo com o IBGE, é compreendido que o impasse para inclusão, hoje, não é apenas o capital, mas que a desigualdade começa quando uma pessoa nasce e morre sendo considerada indigente, sem a documentação base necessária para atividades consideradas básicas, como estudar numa instituição regularizada pelo Ministério da Educação.
Logo existe uma correlação entre a desigualdade social e a desinformação que ela causa, porque pessoas nascem todos os dias no Brasil e muitas delas são abandonadas ainda crianças, muitas vezes por uma pobreza extrema que resulta em falta de acesso e informação para fazer um registro civil do nascimento, e da sua importância para futuramente ser possível a realização de atividades remuneradas regularizadas, como ter uma carteira de trabalho e direitos quanto cidadão.
Portanto, medidas devem ser tomadas para resolver este impasse, com o MEC tornando obrigatório no currículo base de todas as escolas do Brasil o ensino básico dos direitos quanto cidadão e a importância da documentação pessoal, debates nas comunidades para que o conhecimento chegue aos que não tem acesso e eventos organizados pela Prefeitura de cada município do Brasil para a realização da certidão de Nascimento de cada cidadão que ainda não possui. E assim, todos os brasileiros terão seu direito à documentação pessoal conquistado.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada