Sob esse viés, é válido salientar que o grupo de indivíduos inseridos nesse contexto são, em sua maioria, residentes de áreas marginalizadas, evidenciando uma segregação socioespacial que impossibilita a realização não somente de uma série de direitos, como também de deveres legais e sociais. Em escala nacional, a região Sudeste é a que mais abriga pessoas sem o seu registro de certidão de nascimento, com cerca de 1,15 milhão, seguida da região Nordeste, com aproximadamente 828 mil nascidos sem o reconhecimento legal, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A região centro-oeste é aonde se concentra o menor número, com 243 mil, um alto percentual ainda, se comparado ao tamanho da população local.
Ademais, fica explícita a negligência governamental para com essas pessoas, uma vez que há uma espécie de desumanização no tratamento recebido por eles em comparação aos demais cidadãos, fomentando a desigualdade social no Brasil, que perdura desde os tempos de outrora, tal qual ocorre desde a abolição da escravatura e se perpetua com as dificuldades desta massa em garantir o acesso à cidadania prevista na lei, mostrando que essa problemática perpassa por vários contextos, além do referido econômico, como não previu a Lei n° 9534, que legitima os registros da certidão de nascimento de forma gratuita e ignora as outras adversidades que o ser humano encontra nesse processo, como a dificuldade de locomoção entre a sua residência e o cartório, por exemplo.
Destarte, faz-se imprescindível a atuação do Poder Público junto ao Ministério da Cidadania na implementação de políticas públicas que alcancem a população total, seja rural ou urbana, incluindo a periférica, bem como as diversas tribos indígenas espalhadas pelo país de modo a viabilizar a obtenção dos documentos pendentes, abrangendo desde o essencial, a certidão de nascimento, até os secundários, como título de eleitor, carteira de identidade e a carteira de trabalho, com o intuito de promover a igualdade a todos e a elucidação de seus direitos e deveres como cidadão, mitigando assim a segregação geográfica existente no país e assegurando que todos usufruam da lei de maneira eficaz e, principalmente, de maneira justa.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 147
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.