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Por Manu100204
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O Barão de Itararé, um dos criadores do jornalismo alternativo durante o período da ditadura no país, estava certo ao dizer "O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós". Nesse sentido, a invisibilidade e a falta de registro civil se apresenta como um dos nós a serem desatados. Nessa perspectiva, seja pela falta de incentivo pela população, seja pela negligência governamental, o descaso com a falta da documentação pessoal, continua afetando, de forma negativa, o cotidiano brasileiro, o que exige reflexão urgente.
Em primeira análise, o descaso estatal com a invisibilidade da população que não possui certidão de nascimento, mostra-se um desafio a eles mesmos. Uma vez que a certidão de nascimento é a garantia de acesso à cidadania no Brasil.
Somado a isso, a falta de incentivo do governo pela população dificulta na execução de melhorias para resolução do problema. Segundo o jornalista irlandês George Bernard Shaw "O progresso é impossível sem mudanças". Analogamente, reivindicações da sociedade para resolução do problema são necessárias para realização de mudanças nessa área.
Portanto, a invisibilidade da população que não possui registros civis, no Brasil, apresenta barreiras preocupantes. Para amenizar esse cenário, urge que o Estado invista, por meio de verbas governamentais em grupos de advogados que façam visitas em comunidades e periferias a fim de alertar a população sobre a importância do documento e conscientizar e ajudar a população sobre seus direitos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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