Em primeiro plano, é necessário, mormente, salientar a desigualdade social como um complexo elemento motivador do revés. Acerca disso, em “vidas secas”, romance de 1938 escrito por Graciliano Ramos, é retratado a vida de uma família pobre do sertão do nordeste que precisa se mudar repetidas vezes por culpa das secas, fato curioso é que a mesma família não possui documentação ou registro civil. Dessa forma, percebe-se que a posição social, infelizmente, contribui para o acesso á cidadania no Brasil, já que está ligada a falta de informação sobre a obtenção de direitos enquanto pessoas
Ademais, é impreterível destacar a total participação do descaso governamental na questão. Sob essa ótica, segundo dados oficiais, são cerca de 3 milhões de indivíduos que não possuem certidão de nascimento no país verde e amarelo. Mostra-se assim que por mais que se tenha o conhecimento dessa situação, lamentavelmente, o governo ainda não tomou nenhuma medida para mudar essa triste realidade vivenciada por muitos brasileiros
Portanto, faz-se preciso que o Estado, no papel de garantidor de direitos fundamentais, assegure a documentação para estes indivíduos, assistindo os mesmos e indo em busca de outros nessa situação, a fim de contornar tal condição. Paralelamente, cabe a mídia, como mediadora de conhecimento, informar esta massa sobre seus direitos a certidão de nascimento gratuita, segundo a lei Nº 9 534 de 1997, por intermédio de campanhas, folders e meios de comunicação, com o fato das próximas gerações não serem afetadas por esse problema, tal qual foi descrito nas obras de Veloso e Graciliano. Espera-se, com essas medidas que o problema deixe de ser uma realidade no país
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada