Avatar do usuário
Por DouglasS
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83282
Segundo a alegoria da caverna, de Platão. Ao acomodar-se apenas às impressões percebidas dentro da caverna, o indivíduo deixa de compreender a realidade, ou seja, o mundo fora. Nos dias atuais, a caverna pode ser vista como uma metáfora para a exclusão de alguns indivíduos no registro civil. Desse modo, destacam-se dois aspectos importantes: o silenciamento e a insuficiência legislativa.
Primordialmente, evidencia-se a falta de debates entre a sociedade no cenário atual. Sob essa ótica, segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar a situação da invisibilidade, para que soluções sejam promovidas. Dessa forma, é evidente que a população não discutem a respeito da invisibilidade de alguns cidadãos no registro civil. Dessa maneira, é preciso que o povo tirem o tal impasse da invisibilidade para que ações sejam efetivadas. Vale ressaltar que a certidão de nascimento é um documento importante, e além disso, de acordo com a lei de N°9534 de 1997. Entretanto, o número de pessoas sem registro civil é alto. Portanto, urge tirar a situação da invisibilidade, como diz a pensadora.
Outrossim, é notório a ausência de leis eficazes no Estado. Sob essa análise, conforme a obra de Gilberto Dimenstein, o "Cidadão de Papel", nessa obra há uma crítica relacionada a legislação, pois, apesar delas estarem aparentemente completas na teoria, porém, na prática elas não são concretizadas. De acordo com a Constituição Cidadã, todos os cidadãos possuem os mesmos direitos perante a lei, mas na realidade esta lei não é concretizada, pois, alguns indivíduos não estão possuindo acesso para fazer a certidão de nascimento. Ademais, percebe-se uma negligência governamental, portanto, o governo deveria agir a respeito da problemática. Desta maneira, o Brasil terá menos "Cidadãos de Papel." Conforme a ideia defendida por Dimenstein.
Por conseguinte, é indispensável intervir sobre a questão. Por esse motivo, faz-se necessário que o governo Federal em parceria com o Poder Legislativo, tome uma devida providência em relação a invisibilidade de alguns indivíduos no registro civil, concretizando as leis na prática, por meio de campanhas, para que a nação fique ciente de que o registro civil é gratuito. Nesta perspectiva, é preciso que a sociedade tire a tal situação da invisibilidade, por meio da linguagem, com o intuito de promover soluções. Somente assim, para que a ideia platônica não se torne uma realidade futura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Avatar do usuário
Por Huilquer
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#83314
"A essência dos Direitos Humanos é o direito a ter direitos". Essa frase, da filósofa Hannah Arendt, aponta para a importância de os direitos serem mantidos na sociedade. No entanto, no que concerne à questão da invisibilidade e registro civil, e acesso à cidadania no Brasil, verifica-se uma lacuna na manutenção dos direitos humanos, o que configura um grave problema. Nesse contexto, torna-se evidente como causas a invisibilidade da pessoa de baixa renda e da população negra, bem como o acesso a cidadania no Brasil.
É indiscutível que a questão da classe baixa e da população negra  e  sua  aplicação  estejam  entre  os fatores  que  atenuam  o  problema.  Nesse contexto, é importante enfatizar que, as pessoas de cor são silenciados pela sua cor da pele e outras por ter um baixa renda, são totalmente opressoras pelo governo. Dessa forma, é inaceitável que, em pleno século XXI, esse problema persista em nossa sociedade. 
 Ademais, é fundamental apontar o acesso à cidadania no Brasil. Segundo a Constituição Federal, todos são iguais perante à lei e possuem os mesmos direitos, porém é necessário que os imigrantes tenham o direito a cidadania. Diante de tal exposto dessa pessoa, precisam passar pela imigração do Brasil para que obtenham esses direitos, logo é inadmissível que esse cenário perdure.
Destarte, fica evidente  
a  problemática do acesso à cidadania no  Brasil e que , portanto, é necessário mudanças, o governo deve realizar cadastros com pessoas que são imigrantes no país para obter um controle e criar leis sobre o direitos a cidadania. Ainda cabe a mídia o  papel  de  promover  campanhas  publicitárias,em horários 
nobres, dando o direito a população a ter vez perante a sociedade e que possam fazer a diferença.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
74 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
64 Exibições
por Ericataina
0 Respostas 
80 Exibições
por karenzinha2
0 Respostas 
70 Exibições
por Wedna
0 Respostas 
72 Exibições
por Eduardag7
0 Respostas 
256 Exibições
por Kawanna
0 Respostas 
88 Exibições
por MariaBaby7
0 Respostas 
85 Exibições
por ayllan
0 Respostas 
58 Exibições
por meborges
Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

A mulher invisível

A mulher tende a ser diversas vezes muito injusti&[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM