@eurodrigo @EuDavila @hel0oooo @KISTX @Gi69 @geocaAgradeço pela ajuda desde já!
@sousamariana
@Jotaveh
"Barão de Itararé, um dos jornalistas do período da ditadura militar no Brasil, tinha razão em dizer que: "O Brasil é feito por nós, só falta desatar os nós." De maneira análoga a isso a invisibilidade e dificuldade pela garantia a cidadania é um dos nós a ser desatados. Nesse contexto, destacam-se dois aspectos sociais importantes para serem resolvidos: negligência governamental e falta de informação. O descaso com o acesso à cidadania persiste e impacta negativamente a vida de milhares de brasileiros.
Nessa perspectiva, o desamparo do governo com o direito à cidadania resulta em grandes dificuldades para as populações mais carentes do país, visto que são poucos os recursos direcionados para as áreas de menor renda. De acordo com dados de 2015 do IBGE mais de um milhão de pessoas, somente no sudeste do país, se encontram sem uma documentação pessoal, esquecidos e sem valor perante a sociedade.
Ademais, a falta de informação é outra raiz dessa problemática que dificulta a qualidade de vida dos brasileiros. É relevante lembrar o Art. 6 da Constituição Federal garante a cidadania como direito social, portanto faz-se necessário a implementação de condutas para conscientização das comunidades sobre a importância de buscarem seus direitos.
Diante os fatos expostos, o governo em parceria com os meios de comunicação em massa deve divulgar campanhas publicitarias a importância e a necessidade da documentação pessoal, o governo deve tanto divulgar quanto tornar o acesso a esses registros mais inclusivo e democrático, por meio de eventos dentro das comunidades carentes a fim de que todos os brasileiros possam ser ter sua documentação, assim como o Art. 6 da Constituição Federal prevê."
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada