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Por DouglasS
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Segundo a alegoria da caverna, de Platão. Ao acomodar-se apenas às impressões percebidas dentro da caverna, o indivíduo deixa de compreender a realidade, ou seja, o mundo fora. Nos dias atuais, a caverna pode ser vista como uma metáfora para a exclusão de alguns indivíduos no registro civil. Desse modo, destacam-se dois aspectos importantes: o silenciamento e a insuficiência legislativa.
Primordialmente, evidencia-se a falta de debates entre a sociedade no cenário atual. Sob essa ótica, segundo Djamila Ribeiro, é preciso tirar a situação da invisibilidade, para que soluções sejam promovidas. Dessa forma, é evidente que a população não discutem a respeito da invisibilidade de alguns cidadãos no registro civil. Dessa maneira, é preciso que o povo tirem o tal impasse da invisibilidade para que ações sejam efetivadas. Vale ressaltar que a certidão de nascimento é um documento importante, e além disso, de acordo com a lei de N°9534 de 1997. Entretanto, o número de pessoas sem registro civil é alto. Portanto, urge tirar a situação da invisibilidade, como diz a pensadora.
Outrossim, é notório a ausência de leis eficazes no Estado. Sob essa análise, conforme a obra de Gilberto Dimenstein, o "Cidadão de Papel", nessa obra há uma crítica relacionada a legislação, pois, apesar delas estarem aparentemente completas na teoria, porém, na prática elas não são concretizadas. De acordo com a Constituição Cidadã, todos os cidadãos possuem os mesmos direitos perante a lei, mas na realidade esta lei não é concretizada, pois, alguns indivíduos não estão possuindo acesso para fazer a certidão de nascimento. Ademais, percebe-se uma negligência governamental, portanto, o governo deveria agir a respeito da problemática. Desta maneira, o Brasil terá menos "Cidadãos de Papel." Conforme a ideia defendida por Dimenstein.
Por conseguinte, é indispensável intervir sobre a questão. Por esse motivo, faz-se necessário que o governo Federal em parceria com o Poder Legislativo, tome uma devida providência em relação a invisibilidade de alguns indivíduos no registro civil, concretizando as leis na prática, por meio de campanhas, para que a nação fique ciente de que o registro civil é gratuito. Nesta perspectiva, é preciso que a sociedade tire a tal situação da invisibilidade, por meio da linguagem, com o intuito de promover soluções. Somente assim, para que a ideia platônica não se torne uma realidade futura.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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