É primordial ressaltar a falta de dinheiro para pagar o registro civil resultando com que a população brasileira tenha uma boa parte de indivíduos não registrados, issso porque muitos não possuem condições, são pessoas que não sabem da importância dos documentos, causando impossibilidade ao acesso a cidadania.
Ademais, cabe destacar a exclusão do estado para com essas pessoas, nesse contexto pode ser provado através de dados dado pelo IBGE que é notório a invisibilidade nos Estados, dentre eles: norte com 320mil, centro-oeste com 243mil, Sul com 399mil, nordeste com 828mil e o lugar mais precário apresentado foi o sudeste com cerca de 1,15 milhões de indivíduos.
Em virtude dos fatos mencionados cabe o ministério dos direitos humanos por meio de providência de visitas em cidades do exterior, com o objetivo de alterar/minimizar este quadro discutindo, promovendo nas cidades disponibilidade grátis do RG, cartão do cidadão, alertando a importância e a necessidade de fazer tal uso,para que os cidadãos sejam incluídos e tenham o direito de reconhecimento como cidadão, sendo assim, solicitado a problemática desse caso. "Não corrigir nossas falhas é o mesmo que cometer novos erros." Confúcio filósofo.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.