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Por Alunxg
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#83219
Na obra “Utopia”, do escritor inglês Thomas More é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. Todavia, o que se observa na realidade contemporânea é oposta o que o autor prega, uma vez que a garantia de acesso a cidadania no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Sob esse viés, é crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a omissão governamental e a desigualdade social.

Diante desse cenário, é importante salientar a ausência de medidas governamentais no que concerne a criação de mecanismo que coíbem tais recorrências. Nesse sentido, o afastamento estatal está intrinsicamente ligado ao aumento da invisibilidade dos cidadãos na sociedade contemporânea, uma vez que os cidadãos encontram-se esquecidos e desamparados. Essa conjuntura, segundo as ideias do filósofo John Locke, configura-se como uma violação do contrato social, dado que o Estado não cumpre sua função de garantir que os brasileiros desfrutem dos direitos indispensáveis, como o bem-estar, o que infelizmente é evidente no Brasil.

Outrossim, é valido pontuar a discrepância econômica como um perigoso legado para o país. Acerca disso, Ariano Suassuna defende a existência de uma injustiça secular capaz de dividir a nação brasileira em duas vertentes : a dos favorecidos e a dos desspossuídos. Sob essa lógica, a parcela populacional que se encontra no grupo desfavorecido não é detentora de poder aquisitivo que permita o acesso ao registro civil o que tonifica a privação desse público dos benéficos promovidos por essa ferramenta. Logo, enquanto a desigualdade social se mantiver corrente à essa conjuntura, continuará a afligir o Brasil.

Destarte, medidas necessárias para combater os problemas discutidos. Isto posto, cabe ao Ministério da Cidadania, cujo dever, é tratar de assuntos relacionados aos direitos dos cidadãos, por meio do Governo Federal, crie campanhas sociais webconferênciadas em todos as cidades brasileiras a fim de conscientizar a população sobre os benéficos do registro civil para a garantir de acesso à cidadania. Por fim, com essas medidas, em um futuro próximo, alcançaremos a “Utopia” almejada por More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, ou seja, os argumentos, embora ainda possam ser previsíveis, estão organizados e relacionados de forma consistente ao ponto de vista defendido e ao tema proposto, e há indícios de autoria.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 133

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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Por Mily22
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#83231
Maestria na estruturação e argumentação. Ótimos repertórios direcionados so tema. Indico que cite duas medidas de intervenção, uma referente a cada parágrafo de desenvolvimento, já que tratam de dois óbices distintos que agravam o impasse. No lugar de citar a ação como sendo o Governo Federal "por meio do Governo Federal", indico que faça desta forma: "AGENTE, em parceria com o Governo Federal, AÇÃO..."
Ademais, o período introdutório do parágrafo de conclusão ficou um pouco confuso. :) :D
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