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Por DVIEIRA
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No início da civilização de Atenas qualquer cidadão poderia participar nas decisões da Cidade-estado. Entretanto nem todos eram considerados cidadões. Hoje, todos os homens e mulheres são considerados cidadões no Brasil, assim como o acesso a diversos direitos civis que garantem recursos por lei. Infelizmente existe um numero elevado de pessoas "invisíveis" na nação, incapacitados de exercer seus direitos civis.
O Brasil assinou o compromisso de atingir os 17 objetivos da ONU para 2030, dentre os objetivos educação de qualidade, saúde e trabalho são assegurados aos cidadões. Mas é preciso estar oficialmente registrado, para assim ter o acesso aos direitos civis minimos como educação, saúde, segurança e lazer, estes são assegurados pela Constituição Federal.
Na Cidade-estado de Atenas na Grecia Antiga, séculos antes de Cristo, apenas homens maiores de 21 anos de idade, nascidos em Atenas e filhos de pais atenienses, entre outras características, eram considerados cidadão. Atualmente, depois de séculos de desenvolvimento e revoluções industriais, todos os humanos são considerados cidadões e iguais segundo a Constituição Federal e o Instatuto do Homem e do Cidadão.
Portanto, é necessário que o Ministério da Justiça em conjunto com os governos estaduais e municipais, devem promover multirões para solucionar as pendências existenciais da população com seus registros civis, para que assim, haja uma democratização da cidadania no Brasil.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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