@Mylike , @Heraldo , @EuDavila , @Tomazz , @Jotaveh , @vava , @sousamariana , @GMTrindade , @Jotaveh , @yuzkios , @Layane , @mariamaciel , @Anne24 , @camilak , @lidiammleo , @Pedrinhocar , @Anna1 , @marimoon
Na obra "Utopia", do escritor Thomas Morus, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contempôranea é o oposto do que o autor prega, uma vez que à garantia de acesso à cidadania no Brasil apresenta barreiras as quais dificultam a concretização dos planos de Morus. Esse cenário antagônico é fruto tanto da negligência governamental quanto da insuficiência legislativa. Diante disso, torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade .
Dessa forma, em primeira análise, o descaso estatal é um desafio presente na questão. Segundo a Constituição Federal promulgada em 1988, é dever do Estado garantir o bem-estar da nação brasileira. Entretanto, percebe-se que muitas vezes essa carta magna é violada, visto que o direito à cidadania não está sendo garantido a toda população, como por exemplo, as famílias mais carentes, fazendo persistir a desigualdade social. Com base nisso, é inadmíssivel que esse panorama continue a perdurar.
Em paralelo, a ineficiência legislativa é um entrave no que tange ao problema. Para a escritora Clarice Lispector "não basta existir, é preciso também pertencer". Sob tal viés, nota-se que apesar de existir leis, muitas vezes elas são ineficientes, uma vez que o acesso à cidadania no Brasil ainda é um grande empecilho, fazendo com que o número de pessoas sem certidão de nascimento aumente à cada ano. Logo, é lúcido que haja uma observação cuidadosa dessa situação para mudar esse cenário.
Portanto urge que o problema seja resolvido. Para isso, o Governo Federal deve criar campanhas com especialistas no assunto, por meio da destinação de verbas, com a finalidade de combater a desigualdade que gera o acesso à cidadania. Tal ação pode, ainda, criar programas para que a população que vive em situações mais precárias tenham os seus direitos garantidos. Paralelamente, é preciso intervir sobre à ausência de fiscalização de leis presente no problema. Dessa forma, pode-se-á concretizar a "Utopia" de Morus na sociedade brasileira.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 187
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.