Em primeiro plano, observa-se que a má formação educacional é um contribuinte para a falta de acesso à cidadania, uma vez que ao indivíduo não ter um ensino básico ele se encontra atrasado no meio social. Segundo Mandela, a educação é a arma mais forte para mudar o mundo. Nessa perspectiva, é notório que a educação é imprescindível para se ter informações no mundo contemporâneo. Desse modo, o acesso à cidadania ainda é uma problemática na sociedade.
Ademais, é notório que a disparidade econômica também contribui para que esse problema persista, já que para a pessoa tirar os documentos é preciso pagar, portanto, muitos não conseguem ter acesso. Segundo Djamila Ribeiro, algum problema só sai da invisibilidade quando é promovida uma solução. Nessa conjuntura, o governo deveria intervir para que esse problema fosse mais discutido e mais compreendido no meio social.
Portanto, faz-se necessário que o Poder Público junto com a mídia, por meio de políticas públicas e campanhas, através de propagandas em redes sociais e televisão, atuaem no meio social com o intuito de haver maior conscientização e conhecimento sobre a importância de tirar os documentos. Desse modo, a legislação brasileira se tornaria mais efetiva.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada