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Por rayhmoreira
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Na obra "Utopia" do escritor Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, na qual o corpo social se ausenta de conflitos e problemas. No entanto, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega. Visto que a invisibilidade e registro civil, como garantia de acesso à cidadania no Brasil apresenta barreiras, que dificultam o plano de More. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destaca a negligência governamental e à falta de oportunidade.

A princípio, é imperioso notar que a indulgência do Estado potencializa número de pessoas sem registro de nascimento. Desse modo, exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zygmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, porém sem cumprirem sua devida função social, pois mesmo com lei existente os números continuam altos, deixando para trás a garantia de direitos do cidadão, tornando-os invisíveis. Nessa perspectiva é importante a reformulação estatal de forma urgente.

Ademais, é fundamental apontar a falta de oportunidade e acesso como impulsionador do problema no Brasil. Segundo o ativista indiano, Mahatma Gandhi, temos de nos tornar a mudança que queremos ver. No entanto, as classes sociais desprovidas de tais benefícios não sabem da vida importância desse documento e são silenciadas pelas autoridades, Dessa maneira é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.

Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o obstáculo. Dessarte, a fim de diminuir o número de invisíveis, ou seja, pessoas sem registro de nascimento, é preciso que o governo, por intermédio de campanhas e palestras facilite o acesso ao órgão emitidor do documento às pessoas mais carentes e cobre essa determinada ação da população. Espera-se, assim, que em médio e longo prazo a cidade alcance a Utopia de More.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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