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Por Silvapere
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A Constituição Federal de 1988 prevê em seu artigo VI os diretos básicos para todos os cidadãos, no entanto, o que se vê na sociedade hodierna é o contrário do previsto. Da invisibilidade gerada até a impossibilidade de possuir documentos civis, essa ação trás prejuízos individuais e coletivos. A discrepância social mesclada a falta de empatia e fiscalização das autoridades são fatores que contribuem para esse cenário. Isso mostra que sanar esse revés é um desafio a ser superado.
É imprescindível observar que a certidão de nascimento é de suma importância para a retirada de outros documentos, tais como: carteira de trabalho, identidade, e título de eleitor. Outrossim, de acordo com uma pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a região com mais números de pessoas sem registro de nascimento é o sudeste com aproximadamente 1,15 milhões em 2015. Sendo assim, dentre eles estão as crianças, os adultos e idosos que buscam todos os dias conseguir seus direitos para que sejam enxergados na comunidade brasileira honestamente. Evidencia-se, então, o quadro negativo vivência do por essa parcela da população.
Essa situação se deve, principalmente à desigualdade social que muitas vezes as pessoas não têm condições suficiente para investir no registro de nascimento, apesar de, ter se tornado gratuito, em algumas regiões cobram taxa. Dessa maneira, o filósofo Adam Smith evidencia " A sociedade civilizada em todas as épocas necessita da ajuda e cooperação de um grande número de pessoas ", destinadas a essa exclusão pela falta de uma documentação pessoal, acarretando uma grande frustração e gerando grandes problemas pessoais. Mostra-se, assim, que se faz necessário abordar o assunto e resolver esse impasse.
Diante do exposto, portanto, é essencial uma interposição estatal, com intuito de, por meio do Ministério da Cidadania fazer uma pesquisa em cada município buscando pessoas, cujo, necessita de identificação, em lares, escolas, nas ruas, etc. Somado a isso, a mídia e a sociedade, por sua vez, incentivar os indivíduos com campanhas, distribuindo cartilhas sobre o quão importante é fundamental é o registro civil para o futuro de suas vidas. Desse modo, concretizando o artigo da Constituição de 1988 espera-se promover uma melhora e garantir a cidadania no Tecido social.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores apresentados na proposta de redação.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 200

Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.

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