A princípio, é imperioso notar que a indiligência do Estado potencializa a ineficácia na obtenção à documentação. Esse contexto de inoperância das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis, do sociólogo Zigmunt Bauman, que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Sob essa ótica, devido à baixa atuação das autoridades, observa-se que - de acordo com o Mapa da Invisibilidade no Brasil - milhões de pessoas sofrem com esse descaso por todas as regiões do país. Nessa perspectiva, para a completa refutação da teoria do estudioso polonês e mudança dessa realidade, faz-se imprescindível uma intervenção estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a exclusão que este coletivo sofre por parte do meio social em que vive como outro fator que contribui para a manutenção deste problema. Posto isso, de acordo com a filósofa francesa Simone de Beauvoir: o mais escandaloso dos escândalos é que nos habituamos a eles. Diante de tal exposto, é notório que há um sentimento de não pertencimento ao ambiente em que estas pessoas estão inseridas por se enxergarem como inferiores às demais e, por isso, desprezadas socialmente. Logo, é inadmissível que este cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema. Dessarte, a fim de democratizar o acesso à cidadania no país, é preciso que o governo - por intermédio de campanhas - conscientize a população a serem defensores ativos pelo direito à documentação pessoal e facilite a posse da certidão para aqueles que precisam. Somente assim, tirando todas as pedras do meio do caminho, construir-se-á um Brasil melhor.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada