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Por Ervilha
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Sabe-se que no quadro expressionista "o grito" do pintor norueguês Edvard Much é representado o desespero, o medo e a desesperança. Para alem da obra, na situação brasileira contemporânea o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela falta de registro civil é semelhante ao ilustrado pelo artista.
Deve-se lembrar que há alguns séculos os registros de nascimentos eram pagos dificultando a retirada do primeiro documento e que apenas em 1997 a lei n° 9 534 tornou o mesmo gratuito no Brasil.
Neste sentido, nota-se que todos os cidadãos deveriam ter certidão de nascimento, porém na realidade brasileira segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cerca de 2. 940 milhões de habitantes não o documento mais importante e não existiam oficialmente para o estado, sem garantia aos direitos civis, cidadania e vivendo como indigentes invisíveis para o estado sem documentação pessoal.
Desta forma, ressalta-se a necessidade de ações de sensibilização para que aconteça a conscientização da sociedade no que se refere ao grande número de pessoas que atualmente não possuem registro de nascimento. Assim, vale a pena refletir sobre a quantidade indigentes no território nacional!
Portanto, contudo necessita-se que o governo por meio de programas sociais crie projetos afim de amparar o maior número possível de habitantes sem registro de forma rápida e eficaz, com a finalidade de diminuir este problema que persiste há anos e promovendo assim maior dignidade aos cidadãos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 140

Você atingiu aproximadamente 70% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 110

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

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