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Por Lauren12
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O quadro expressionista "O Grito", do pintor norueguês Edvard Munch retrata a inquietudo, o medo e a desesperança refletidos no semblhante de um personagem envolto de uma atmosfera de profunda desolação. Para além da obra, observa-se que na conjuntura brasileira contemporânea, o sentimento de milhares de indivíduos assolados pela invisibilidade ao acesso ao registro cívil é amiudamente semelhante ao ilustrado pelo artista. Nesse viés, torna-se crucial analizar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a negligência governamental e a exclusão social.
A princípio, é imperioso notar que a indiligência governamental potencializa a dificuldade ao acesso a cidadania. Esse contexto de impotência das esferas de poder exemplifica a teoria das Instituições Zumbis do sociólogo Zigmunt Bauman que as descreve como presentes na sociedade, todavia, sem cumprirem sua função social com eficácia. Deste modo, devido a baixa atuação das autoridades, "cidadões invisíveis" sofrem sem acesso aos benefícios oferecidos a uma pessoa registrada. Diante disso, para a complexa refutação da teoria do estudioso polonês, faz-se imprescindível uma intervenção Estatal.
Outrossim, é igualmente preciso apontar a exclusão social como outro fator que favorece a manutenção do problema. De acordo com dados estatísticos de 2015 da Instituição Brasileira de Geográfia e Estatística, milhares de indivíduos não contém seu registro de nascimento. Diante de tal exposto, indivíduos que são excluídos pela sociedade devido sua cor da pele ou condição socioeconômica desagradável, sentem não conterem valor suficiente para possuírem seu registro cívil. Logo é inadmissível que esse cenário continue a perdurar.
Portanto, são necessárias medidas capazes de mitigar o problema. Dessarte, a fim de garantir acesso ao registro cívil, o Governo Federal deve criar campanhas por intermédio midiático que mostrem a população os benefícios de se registrar. Espera-se assim, que os sofrimentos emocionais retratados por Munch, delimitem-se apenas ao plano artístico.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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