Em primeira análise, nota-se que ainda existe pessoas invisíveis no Brasil, ou seja, sem registro de nascimento. Segundo estatísticas do IBGE, estima-se que só no Brasil existe mais de 2,94 milhões de pessoas sem o documento, um terço se concentra na região Sudeste. O registro de nascimento no Brasil é gratuito, isso mostra que a exclusão não se aplica apenas por dificuldade financeira, vai além disso.
Em segunda análise, é deve do Estado garantir o acesso a cidadania. No entanto não ter a certidão de nascimento impossibilidade de ter acesso a serviços básicos, como saúde, bem-estar, lazer e educação. Além disso a falta de acesso a serviços públicos para se documentar nas áreas rurais de grande distância do centro urbano faz com que muitas pessoas desistam de se documentar.
Portanto, deve-se tomar medidas cabíveis para todos terem acesso a cidadania. Logo o Governo Federal em parceria com o Ministério da Cidadania, devem criar um programa “Direito a cidadania”, e fazer propagandas em redes sócias e em canais de TV famosos, como a Globo, SBT e junto com cada Estado, exercer a função do programa, fazendo caravana nas cidades e nas áreas rurais, afim de atender e garantir os direitos do cidadão brasileiro.
Ficaria muito agradecida se corrigissem minha redação, e quem eu não citei pode corrigir também
@Mylike @EmillyySilva @mariamigon @walace @Jotaveh @larissa0205 @anaclaradll @ketlenthai @KarllaViit @Layane[/quote]
@Mylike
@mariamigon
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.