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Por SamsUr
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A obra "Utopia", do escritor inglês Thomas More, é retratada uma sociedade perfeita, no qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. De maneira análoga a isso, o que se observa na realidade contemporânea é o oposto que o autor prega, uma vez que a invisibilidade e o registro civil é uma garantia à cidadania no Brasil apresenta barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Nesse prisma, destacam-se dois aspectos importantes: o governo e a educação.

De primeiro análise, o governo é um dos motivos da problemática. Sob essa ótica, de acordo com o IBGE em 2015 tinha em torno de mais de 2,5 milhões de pessoas sem registro de nascimento no Brasil. Dessa forma, vê-se que pela desmotivação do governo ocorre exclusão numa parcela de sociedade brasileira.

Além disso, a carência na educação apresenta-se como outro fator da problemática. De acordo com Immanuel Kant "O ser humano é nada além que a educação faz”. Tal conceito abordado é materializado no Brasil. Logo, a educação contribui para a permanência desse grupo deletério.

Depreende-se portanto, a adoção de medidas que venham diminuir a invisibilidade e o registro civil que é uma garantia à cidadania no Brasil. Dessa maneira, cabe ao governo, fazer medidas socioeducacionais, por meio de criações de incentivo teórico-metodológico em escolas e universidades, a fim de que ocorra a diminuição da problemática nos cidadãos brasileiros. Somente assim, a coletividade em Utopia de More acontecerá.

 
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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