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No contexto de pandemia global do Covid-19-2020-, a resposta de um casal ao serem questionados, por um fiscal público, do por que de estarem aglomerando foi alvo de repercussão nacional. Os cônjudes alegavam que não eram "meros cidadãos" e sim engenheiros. O ocorrido reflete a imagem distorcida, pelos brasileiros, de que o status social determina o nível de cidadania. Desse modo, o brasileiro médio-base da pirâmide socioeconômica- tem uma visão tão deturpada de si que até acessar os direitos promovidos pela emissão de registros civis se faz uma tarefa dispensável, o que acarreta na invisibilidade e exclusão destes
A princípio, faz-se necessário ressaltar a falta de autoestima do povo tupiniquin e como esta reflete nas estimativas de pessoas sem documentos. Sob a ótica da historiadora e professora da UFMG, Hellen Starlin, a construção de cidadania em solo brasileiro configura-se como uma difícil tarefa, uma vez que o brasileiro comum-enorme parcela de pessoas que compõe o corpo social nacional- possui preceitos negativos sob si. Nesse sentido, a vontade de obter-se, por exemplo, título de eleitor ou registro de nascimento só se faz presente quando a apresentação de tais papéis é obrigatória e não um comportamento que visa priorizar o exercício dos direitos e deveres da cidadania. Logo, a problemática tem caráter cultural
Outrossim, é lícito referenciar o cientista social brasileiro José Murilo de Carvalho e o conceito de Cidadão Impleto abordado em sua obra literária: Cidadania no Brasil: Um longo caminho, nesta o sociólogo afirma que cidadão é aquele que exerce seus direitos civis, sociais e políticos. Sob tal perspectiva, os brasilienses sem registro não garantem a tríade cidadã, visto que: este se faz invisível ao Estado. Dessa forma perde-se o acesso a benefícios sociais e defesa de interesses individuais. Assim, os "não identificados" ficam excluídos das dinâmicas sociais.
Portanto, medidas são necessárias para o icentivo ao alcance da cidadania em territótio nacional. O Estado-principal promotor da harmonia social- deve, por intermédio de ações monetárias financiar campanhas publicitárias em parceria com a mídia-instrumento de ampla abrangência objetivando aumentar a autoestima dos brasilienses para que, ao contrário da moça abordada na Barra da Tijuca, exerça a plena cidadania
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 113

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 147

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.

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@lucsx Será q vc poderia dar uma olhadinha na minha redação? Dês de já agradecida
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@RubiArtes Moça, será q vc poderia dar uma olhadinha na minha redação? Dês de já agradecida
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@Odailson Será q vc poderia dar uma olhadinha na minha redação? Dês de já agradecida
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@Analinda08 Será q vc poderia dar uma olhadinha na minha redação? Dês de já agradacida
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