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Por brunogstavo
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No seriado "Chaves", é retratado a vida de um menino sem lar que enfrenta muitas dificuldades como a fome e a miséria. Em um de seus episódios, o personagem é perguntado sobre seu verdadeiro nome, mas apesar de muitas interrupções, nunca foi revelado ou conhecido pelo público. Similar à Chaves, se encontra a realidade de muitos cidadãos brasileiros, que mesmo sendo nomeados, não são reconhecidos pelo governo e sofrem de invisibilidade social e falta de acesso à cidadania. Nesse sentido, o papel do Estado no enfrentamento à essa problemática é essencial para o acesso aos diversos benefícios sociais.

Em primeiro lugar, é importante destacar que a queda no número de registros está amplamente ligada à falta de incentivo do Estado. De acordo com o conceito de Inércia Social, baseado na 1° lei de Newton, um objetivo permanece em repouso à menos que uma força recaia sobre ele. Isso se exemplifica na sociedade, quando vemos que muitas pessoas - seja por falta de informações, seja por pouco incentivo - deixam de realizar o registro social. Logo, demonstra-se uma fraqueza do Estado para o combate a esse crítico problema.

Ademais, ocorre também uma infeliz perda de muitos benefícios e garantias sociais. Um cidadão não reconhecido pelo governo, não é invisível somente à sociedade, mas também a participação de tudo aquilo que o Estado prevê. Consequentemente, desigualdades e problemas sociais são agravados, tornando a situação ainda mais grave.

Portanto, medidas são necessárias para que ocorra a resolução do problema. O Governo, por meio de campanhas publicitárias, deve incentivar a realização do registro civil. Isso será feito a partir de propagandas transmitidas nos meios midiáticos, como a TV aberta, visto que têm grande influência sobre a população. Espera-se, com isso que mais pessoas possam ser visíveis a sociedade e direitos básicos possam ser garantidos à todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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