A princípio, é notório e lastimável que o direito à Certidão de Nascimento, na prática, não é assegurado pelo Estado da forma que deveria, contrapondo o filósofo italiano Nicolau Maquiavel quando trouxe, em seu livro "O Principe", que o governo deve dispor-se a incumbência de operar e ter por objetivo o bem universal. Em decorrência disso, hoje milhões de brasileiros sofrem as consequências de não existirem oficialmente para o estado.
Ademais, a desigualdade socioeconômica que é, de certo modo, uma consequência ineficiência governamental, é um agravante na situação da invisibilidade, visto que, majoritariamente, aqueles que não possuem um registro civil pertencem às classes mais baixas da pirâmide social, seja por morarem em regiões afastadas e inacessíveis, por negligência ou abandono paternal, falta de informação e educação, dentre outros fatores. Culminando, assim, num ciclo de perpetuação da desigualdade.
Conclui-se, portanto, que a desigualdade e a ineficiência governamental são pontos cruciais a serem trazidos ao debate acerca da invisibilidade e o registro civil, a fim de obter uma solução para este problema. Para isso, é necessário que o governo Federal, por meio de políticas públicas de inclusão, deve levar para as regiões afastadas e inacessíveis órgãos responsáveis pelo registro civil, além de educar a população local sobre a importância do registro. Somente assim será possível atenuar aos poucos esse problema e cumprir o que diz o artigo 5º da Constituição, atingindo, assim, o objetivo do bem universal proposto por Maquiavel.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 200
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.