Segundo a Declaração Universal dos Direitos Humanos, os indivíduos são iguais em dignidade e direitos. No entanto, tal premissa não é verificada na realidade brasileira, uma vez que há uma invisibilidade em relação ao registro civil que impossibilita muitos grupos sociais a exercerem a função de cidadão. Nesse sentido, percebe-se um delicado cenário que tem como causas a carência de discussões e ineficiência nas leis.
Dessa forma, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente nesse imbróglio. Nessa perspectiva, consoante a Djimila Ribeiro - filósofa brasileira - explica que é preciso tirar uma situação de invisibilidade para que soluções sejam promovidas. Entretanto, há um silenciamento instaurado nessa conjuntura no acesso a documentação formal, visto que a mídia pouco manifesta sua opinião sobre esse tema nos veículos de informação. Tal fato corrobora, infelizmente, para a desinformação e a normalização da cultura passiva do tecido social. Assim, urge retificar essa situação.
Em paralelo, o déficit nas leis é um entrave no que tange essa problemática. Nesse contexto, conforme Gilberto Dimenstien - o escritor brasileiro - defende que no Brasil as leis são inefetivas, o que gera uma falsa sensação de cidadania. Tal inefetividade é nítida na invisibilidade da certidão de nascimento, já que tamanho são os casos de pessoas destituídas de registro formal tanto por questão financeira como também racial. Tal circunstância, motiva esses indivíduos a desenvolverem uma baixa autoestima por conta da perda identitária. Logo, é urgente que esse panorama seja erradicado.
Portanto, é imprescindível atuar sobre essa problemática. Para isso, o Poder Público deve criar políticas públicas, por meio de investimentos para combater a invisibilidade do registro civil no exercício da cidadania, a fim de reverter a insuficiência legislativa que impera. Tal ação pode, ainda, contar com a criação de uma plataforma pelo qual as pessoas poderiam ter acesso a toda a informação sobre a certidão de nascimento, assim como solicitar sua certidão de maneira legalizada. Paralelamente, é preciso intervir sobre o silenciamento nessa questão. Dessa forma, espera-se que os preceitos da Declaração Universal dos Direitos Humanos sejam alcançados.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 167
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita, neste nível, são aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizam reincidência.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 177
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, em seu texto, o tema é desenvolvido de modo consistente e autoral, por meio do acesso a outras áreas do conhecimento, com progressão fluente e articulada ao projeto do texto.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 173
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, ou seja, os argumentos selecionados estão organizados e relacionados de forma consistente com o ponto de vista defendido e com o tema proposto, configurando-se independência de pensamento e autoria.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 183
Você atingiu aproximadamente 100% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula bem as ideias, os argumentos, as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos, sem inadequações.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 177
Você atingiu aproximadamente 90% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante elabora excelente proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. Trata-se de redação cuja proposta de intervenção seja muito bem elaborada, relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, abrangente e bem detalhada.