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Por vivigothic
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Na Roma Antiga o exercício do poder político era dever de todos os cidadãos. Analogamente no Brasil, garantido pela Constituição de 88, o exercimento da cidadania é um dever e direito de todos os brasileiros. Porém, muitas pessoas se encontram privadas desse direito por não possuirem sua existência comprovada por qualquer registro, consequência da privação econômica ou falta de informação acerca de seus direitos.
Em 1997, foi instituída a Lei Nº 9534 que garante aos brasileiros a gratuidade do acesso ao registro de nascimento. Contudo, anteriormente a instituição desta lei, com a cobrança de taxas, muitas famílias carentes se viam sem opção, senão manter seus filhos sem registro.
Nos dias atuais, mesmo com a facilitação ao acesso da certidão de nascimento, muitos indivíduos permanecem sem documentos pessoais. Esse fenômeno ocorre muitas vezes devido a falta de conhecimento acerca dos próprios direitos com cidadão, que além do registro civil, incluem também a participação política, econômica e social.
Portanto, cabe ao Estado em conjunto aos meios de comunicação desenvolver propagandas que visem conscientizar a população sobre seus direitos, incluindo o de possuir registro civil, visando vencer o desafio da inclusão social, garantindo a todos os brasileiros a formalização de sua cidadania, favorecendo assim a construção de uma sociedade justa, que visibilize todos os cidadãos.

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Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com boa estrutura sintática, com poucos desvios de pontuação, de grafia e de emprego do registro exigido.

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160

Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 120

Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante apresenta repertório limitado de recursos coesivos e articula as partes do texto de forma insuficiente, com muitas inadequações, o que compromete a organização das ideias.

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 80

Você atingiu aproximadamente 40% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, sem clareza, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.

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