Por EduardoHh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82928
Em 1988, representantes do povo, unidos em Assembleia Constituinte, instituíram um Estado Democrático, a fim de garantir a legitimidade de direitos fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade fraterna. Entretanto, nota-se que tal premissa é restrita apenas a uma camada da população brasileira. Nesse viés, devido à insuficiência legislativa e ao silenciamento acerca do assunto, muitos indivíduos ainda sofrem com a invisibilidade gerada pela ausência de documentação básica, como o registro de nascimento, o que coloca em xeque a efetivação da cidadania promulgada pela Carta Magna.

Diante desse cenário, um dos fatores que intensificam o problema é a insuficiência legislativa que rodeia a temática. Com isso, para Aristóteles, em sua obra “Ética a Nicômaco”, a política serve para propagar a fluidez entre as relações sociais. Contudo, no Brasil hodierno, isso na prática não é observado, uma vez que muitas pessoas não são contempladas com a presença de um documento oficial que as insira no corpo cidadão brasileiro, afinal, conforme exposto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015, cerca de 1% da população não possuía registro de nascimento.

Além disso, o silenciamento da temática em questão é outro motivo que interfere no pleno exercício da cidadania por essa camada. Dessa forma, o filósofo Michel Foucault conceituou o termo “tabu do objeto” como responsável pela ausência de debates e iniciativas que teriam por objetivo a inclusão de indivíduos na sociedade e seu reconhecimento pelo Estado. Todavia, é pouco comum a efetividade de medidas que explanem a realidade desse público na luta pela conquista da dignidade mediante a aquisição da certidão de nascimento.

Portanto, com o intuito de incluir socialmente tais indivíduos e diminuir os índices alarmantes da falta de registro civil no país, cabe ao Poder Público – mantenedor da ordem, do progresso, das leis e do bem-estar civilizatório – investir na criação de projetos que alertariam sobre a importância de documentação oficial desde a primeira infância. Isso poderia ser feito por meio da alocação de recursos do Ministério da Economia. Assim, a cidadania seria algo exercido por todos conforme estipulado em 1988.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Por EduardoHh
Tempo de Registro Quantidade de postagens
#82937
Poderiam dar uma opinião sobre o texto, por favor.
0
Similar Topics
Tópicos Estatísticas Última mensagem
0 Respostas 
76 Exibições
por Abshcvd
0 Respostas 
76 Exibições
por 497772303
ENEM 2021: INVISIBILIDADE E REGISTRO CIVIL
por LuizGustavo7    - In: Outros temas
5 Respostas 
228 Exibições
por Marlonnluis
1 Respostas 
81 Exibições
por Starlet
0 Respostas 
71 Exibições
por Juliacds13
0 Respostas 
81 Exibições
por Jodira
0 Respostas 
109 Exibições
por nicomet4l
0 Respostas 
51 Exibições
por EllieW
0 Respostas 
74 Exibições
por Thiagom445
0 Respostas 
68 Exibições
por Thiagom445

https://futeboldeapostas.com/ é meu recurso[…]

Impacto da arte

A arte, em suas diversas formas e manifestaç[…]

Na atualidade, a desigualdade social é muit[…]

Corrija seu texto agora mesmo, é de GRAÇA!

Novo aplicativo de correção gratuita para redação ENEM