Diante desse cenário, um dos fatores que intensificam o problema é a insuficiência legislativa que rodeia a temática. Com isso, para Aristóteles, em sua obra “Ética a Nicômaco”, a política serve para propagar a fluidez entre as relações sociais. Contudo, no Brasil hodierno, isso na prática não é observado, uma vez que muitas pessoas não são contempladas com a presença de um documento oficial que as insira no corpo cidadão brasileiro, afinal, conforme exposto pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2015, cerca de 1% da população não possuía registro de nascimento.
Além disso, o silenciamento da temática em questão é outro motivo que interfere no pleno exercício da cidadania por essa camada. Dessa forma, o filósofo Michel Foucault conceituou o termo “tabu do objeto” como responsável pela ausência de debates e iniciativas que teriam por objetivo a inclusão de indivíduos na sociedade e seu reconhecimento pelo Estado. Todavia, é pouco comum a efetividade de medidas que explanem a realidade desse público na luta pela conquista da dignidade mediante a aquisição da certidão de nascimento.
Portanto, com o intuito de incluir socialmente tais indivíduos e diminuir os índices alarmantes da falta de registro civil no país, cabe ao Poder Público – mantenedor da ordem, do progresso, das leis e do bem-estar civilizatório – investir na criação de projetos que alertariam sobre a importância de documentação oficial desde a primeira infância. Isso poderia ser feito por meio da alocação de recursos do Ministério da Economia. Assim, a cidadania seria algo exercido por todos conforme estipulado em 1988.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada