Diante desse cenário, a ineficácia governamental protagoniza a manifestação do revés. Na obra "Cidadão de Papel", do escritor Gilberto Dimenstein, é expresso que a legislação brasileira é ineficaz. Ademais, a afirmação feita na obra literária se presencia fora das páginas, pois parte do Estado não contribue efetivamente para o direito a documentação. Inegavelmente, um bom exemplo deste fato é que milhares de pessoas vivem em situação de rua, e muitas vezes não possuem documentos pelo fato de não ter moradia e consequentemente haver perdas das vias originais. Nesse sentido, é fundamental que os líderes nacionais procure métodos plausíveis para evitar a invisibilidade de indivíduos em situações precárias.
Observa-se, além disso, que a falha na educação é outro fator a ser mencionado. Segundo o educador e filósofo Paulo Freire, se a educação sozinha não muda a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda. Nessa perspectiva, a realidade do corpo social brasileiro manifesta uma educação excludente, porque muitos cidadãos não conseguem se alfabetizar e acabam se prejudicando. Com isso, muitos brasileiros optam por não se registrar, seja por vergonha de não saber ler e escrever ou até por ignorância ao pensar que o assunto é irrelevante. Sob esse viés, é essencial que haja mudanças no ensino escolar para dar fim a falta de conhecimento.
Portanto, medidas são necessárias para mitigar este contratempo. Por certo, cabe ao Ministério da Educação e o Ministério da Economia — órgãos responsáveis pelo bem-estar da população — criar um auxílio para ajudar os mais carentes a ter uma moradia e por consequência conseguir guardar com mais segurança os registros civis, por meio de verbas públicas e também investir mais nos centros educacionais, por intermédio de minicursos para reforçar o aprendizado, de modo a democratizar a cidadania a toda população. Mediante tais medidas, o lema "Ordem e progresso" seria irrefutável.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada