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Por ingredsantts
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#82827
O "Cidadão Invisível" rata da desvalorização de alguns indivíduos na sociedade brasileira. De fato, a crítica de Demenstein é verificada na invisibilidade da garantia de acesso a cidadania no Brasil. Nesse sentido, observa-se um delicado problema que tem como causas o silenciamento e a negligência governamental.
Dessa forma, em primeira análise, o silenciamento é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas . Porém, há um silêncio instaurado na questão do acess o ao registro civil no Brasil, visto que esse é um direito assegurado por lei para todos os cidadãos brasileiros mas que não vem sendo exercido por todos. Assim, urge uma necessidade de tirar o problema da invisibilidade para que soluções sejam criadas.
Em paralelo, a negligência governamental é um entrave ao que tange o problema. Para Bauman, os valores da sociedade estão sendo colonizados pela lógica de mercado. Tal constatação é nítida na falta de garantia a cidadania, principalmente para as pessoas negras e de baixa renda, pois são uma parcela da sociedade que não recebem por parte do governo a atenção necessária e que lhe são de direito de acordo com a Constituição Federal.
Portanto, medidas devem ser tomadas para solucionarmos esse problema. Desse modo, o Poder Público junto ao Governo Federal poderá desenvolver leis que complementem a Lei de N 9534 pois mesmo estando na Constituição, o problema ainda persiste, isso pode ser feito por meio de concientização social do percentual de pessoas sem o registro civil sendo essa informação divulgada pela mídia de massa. Assim o silenciamento não seria mais uma das questões relacionadas ao problema e não teremos mais tantos "cidadãos de papel" como critica Demenstein.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

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