Sob um primeiro olhar, é crucial apontar a passividade governamental como um revés para a problemática. O filósofo polônes Zygmunt Bauman, desenvolveu o termo "instituição Zumbi", cujo sua principal característica reside no conceito que, embora a instituição mantenha sua essência, todavia, perdeu sua capacidade auxiliativa. Sib essa perspectiva, é substancial apontar que o Estado não promove o melhoramento desses órgãos que garantem o registro civil para a coletividade. Assim, enquanto o problema existir, mais longínqua será a cidadania documentada da nação brasileira.
Outrossim, faz-se mister destacar a omissão familiar ligado à garantia do acesso à cidadania como um problema. O filósofo Emile Durkheim, cita que a família, como primeira instituição social, tem o dever de auxiliar os indivíduos, seus parentes. Entretanto, é visto que a família não está cpriido de maneira efetiva esse papel, tendo em vista os dados do IBGE, a qual cita que cerca de três milhões de indivíduos não possui documentos de comprovação existencial, estando as margens da invisibilidade social. Dessa forma, enquanto a família ser exigua nas suas responsabilidades, os dados tendem a crescer e os sujeitos sem sua existência comprovada.
Urge, portanto, que medidas sejam criadas afim de mitigar esse revés na coletividade. Descarte que,o Ministério da cidadania - responsável pela garantia das leis aos cidadãos- juntamente com os órgãos municipais, crie a "secretaria do cidadão", localizando-se principalmente nas periferias, onde encontra-se as massas, de maneira que chegue a todos a garantia da efetivação dos documentos sociais com mais facilidade, com o intuito de atenuar esse impasse no Brasil. Dessa forma, será notório a comprovação da asseguraridade que se encontra na Constituição cidadã.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada