Em primeira análise, podemos observar que a população que não tem acesso á educação, grande maioria vivem em periferias, justamente onde o Estado não intervém, e não se preocupa em fazer recursos para que a situação não continue se decaindo constantemente. Dessa forma, o Estado deveria investir na educação dessas pessoas, para que assim elas tenham um campo de visão melhor sobre a situação em que se encontram.
Além disso, vale ressaltar a importância da educação na vida pessoal, para que logo em seguida,ela possa ter uma oportunidade de vida melhor, mas com a ausência de seus documentos, ela se torna impossibilitada de ter seus direitos como cidadão, pois esta documentação é obrigatória em determinados locais.
Portanto, a intervenção do Estado nestes dois quesitos, tem uma grande importância para amenizar e solucionar o problema de cidadãos sem documentação. Em tais situações, é possível encontrar, simultaneamente, uma orientação e posicionamento do Estado em fazer projetos e aberturas de novas escolas, para que assim venha atender a população de baixa renda e suprir essa ausência da documentação que vem ocorrendo diariamente.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada