Não ser reconhecido legalmente perante a sociedade, é um problema que desencadeia diversos fatores negativos que vão impactar diretamente a vida do cidadão. Educação, direitos humanos, trabalho formal e auxílios, são benefícios pelos quais alguém sem uma certidão de nascimento, não tem o direito de usufruir, até mesmo em sua morte, será interrado como indigênte, apenas um corpo cepultado, sem nome, história e nada daquilo que foi vivido.
Cidadão a márgem da sociedade, crianças que nunca frequentaram a escola, pais e mães que nunca trabalharam formalmente, auxílios jamais recebidos, um documento que pode definir o futuro de uma pessoa, tem o mesmo peso reverso de forma negativa. Destinado a total defasagem escolar, marginalização e falta de vínculos empregatícios, crianças e adultos são fantasmas que vagam de lá pra cá em uma sociedade que atualmente só encherga o captalismo e a tecnologia como futuro, deixando esses indivíduos invisíveis por não compor nenhum desses eixos.
Assim levando em consideração a importância da certidão de nascimento para que os cidadãos registrados possam viver, serem vistos legalmente e gozar dos plenos benefícios que a Federação disponibiliza, medidas e ações devem ser concretizadas para a diminuição desse número tão alarmante de indigentes. O Governo Federal em parceria com as Prefeituras de cada cidade brasileira, criar e disponibilizar espaços e profissionais que integrem dada pessoa no Estado, equipes e agentes sociais devem ser enviadas para as ruas com grande concentração de moradores de rua, para a coleta de dados e legitimização do indivíduo, o integrando a sociedade e aos benefícios que ela traz ao cidadão.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias, o tema, em seu texto, é bem desenvolvido, com indícios de autoria e certa distância do senso comum demonstrando bom domínio do tipo textual exigido.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 160
Você atingiu aproximadamente 80% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema, decorrente da discussão desenvolvida no texto, articulada e abrangente, ainda que sem suficiente detalhamento.