Sob esse viés, é cabível ressaltar a negligência da máquina administrativa como uma das impulsionadoras do impasse. Nessa perspectiva, o sociólogo Zygmunt Bauman, afirma na sua teoria das "Instituições Zumbis" a presença das instituições, o Estado, mas não a sua atuação. Nesse sentido, na contemporaneidade brasileira, a realidade não é diferente, já que de acordo com uma pesquisa realizada pelo IBGE, cerca de 399 mil indivíduos, apenas no sul do Brasil, não retiraram o documento de nascimento nos órgãos civís públicos. Assim, ocorre a marginalização desse grupo social, além da permanência da desigualdade no país.
Outrossim, a ineficácia das leis tem colabora para à :| :| :| permanência do óbice. Nesse contexto, de acordo com a Constituição Federal de 1988, norma de maior valor jurídico da República, é direito de todo cidadão o amplo acesso a saúde, educação e ao emprego. Todavia, esses direitos constitucionais não vem sendo efetivados, haja vista que grande parte da sociedade verde-amarela não possuem a certidão de nascimento. Por conseguinte, essa parcela da população fica a margem das normas asseguradas na Carta Magna, evidenciando, assim, o descaso do Poder Público.
Urge, portanto, que medida sejam tomadas para a atenuação da problemática. Logo, cabe ao Estado, em consonância com o Poder Judiciário, propiciar projetos sociais referentes a conclusão e retirada da carteira de nascimento, bem como, a devida fiscalização das leis, por meio do direcionamento de impostos públicos, assim como, a devida punição aos infratores, com o fito de que a cidadania, como também, os valores constitucionais sejam exercidos. Dessa maneira, a falta do registro civil, o qual garante o acesso à cidadania no Brasil, deixará de ser um problema vigente no país.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
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Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
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Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
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