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Por joanaaa
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A Constituição Federal de 1988 afirma que é dever do Estado garantir educação e saúde de qualidade para toda população, porém nota-se exatamente o oposto quanto a questão da invisibilidade e registros infantis, garantia do acesso à cidadania no Brasil. Já que esse processo resulta em cidadãos com défcit educacional e má assistência médica.
Em primeiro lugar é preciso entender a dimensão da população brasileira que não possui documentação pessoal. O senso do IBGE 2015 aponta aproximadamente 2 milhões de pessoas sem registro. Com base nisso concluí -se que nenhum menor de idade frequentará uma instituição de ensino, tendo em vista que a Certidão de Nascimento é um documento obrigatório para matricular um indivíduo no âmbito escolar. Esse problema terá como resultado um cidadão com défcit educacional que encontrará poucas oportunidades de trabalho e consequentemente a instabilidade financeira.
Ademáis, a falta de registros pessoais dificulta outros processos que são de direito sa população, como por exemplo a assistência médica. Em um episódio da produção "Greys Anatomy", série de televisão americana que retrata o dia a dia de um hospital, é apresentado a história de Nádia, uma criança de 10 anos que aparece na emergência desacompanhada desacompanhada e com uma grande massa no abdomem. No decorrer das cenas é revelado que na realidade a doença da garota evoluiu porque nem ela nem a mãe tinham documentos que promovessem o tratamento. Fazendo uma breve analogia é possível relacionar o ocorrido no seriado com as crianças periféricas que morrem em decorrência de doenças simples,m as que não tem acesso ao tratamento que precisam.
Portanto, o Estado, responsável pelos direitos dos cidadãos, deve promover campanhas que "levem os cartórios" até as pessoas que não tem acesso para que essas realizem o processo para adquirir seus documentos, garantindo assim uma melhor qualidade de vida a todos.
Competência 1

Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 2

Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 3

Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada

Competência 4

Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

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Competência 5

Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

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