Conviver com as diferenças de cada um parace ser um grande desafio para aqueles com a mente mais fechada. Isto é fruto de um grande estigma histórico que o mundo sofreu ao decorrer da sua evolução, as pessoas eram literalmente incapazes de pensar e de filosofar acerca de coisas tão simples. Hitler por exemplo, acreditava que as pessoas deviam ser tratadas de forma diferente por conta da sua religião, cor, sexo, origem ou orientação sexual e fez com que assassinassem quase um milhão de minorias sem nenhum motivo aparente além de sua grande ignorância.
A falta de conscientização faz com que esse desafio de lidar com a diferença se agrave cada vez mais. Pais de crianças e de adolescentes infelizmente ensinam ideologias atrasadas para os próprios, considera-se uma doutrinação para que essas pessoas vejam realmente uma real diferença entre as pessoas de forma suja e repugnante.
Em suma do que foi dito anteriormente, pode-se afirmar que é preciso urgentemente de conscientização nas escolas a respeito das diferenças e o preconceito de cada classe social ou minoria, com o auxílio dos professores que já possuem um grande conhecimento acerca disso; Propagandas de TV apelativas que mostrassem o quanto é difícil a situação das minorias na sociedade e campanhas publicitárias também com o auxílio do governo, sendo assim seria usado uma parte da economia para que esses projetos fossem feitos.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 1, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita, ou seja, apresenta um texto com estrutura sintática mediana para o grau de escolaridade exigido, porém com alguns desvios morfossintáticos, de pontuação, de grafia ou de emprego do registro adequado ao tipo textual.
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. Com essa pontuação, ou o tema da redação é desenvolvido adequadamente, porém de forma previsível, com pouco avanço em relação ao senso comum ou, embora o texto demonstre domínio adequado do tipo textual exigido, a progressão textual apresenta algum problema.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. Em defesa de um ponto de vista, o texto apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, ou seja, os argumentos estão pouco articulados, além de relacionados de forma pouco consistente ao ponto de vista defendido.
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula de forma mediana as partes do texto com inadequações ou alguns desvios e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: 120
Você atingiu aproximadamente 60% da pontuação prevista para a Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora, de forma mediana, pouco consistente, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.