Dessa forma, em primeira análise, a falta de debate é um desafio presente no problema. Djamila Ribeiro explica que é preciso tirar uma situação da invisibilidade para que soluções sejam promovidas. No entanto, há um silenciamento instaurado na problemática, visto que, pouco se fala sobre o tema. Logo, urge tirar a situação da invisibilidade para atuar sobre ela, como defende a pensadora.
Em paralelo a falta de investimentos é um entrave no que tange ao problema. Segundo Thomas Hobbes, o Estado é responsável por garantir o bem estar social dos cidadãos. Ainda assim, esse dever não está sendo cumprido, já que, a falta de verba impede que a população mais humilde tenha acesso ao conhecimento de como administrar seu dinheiro de maneira segura, dificultando a melhora da qualidade de vida.
Portanto, indubitavelmente, medidas precisam ser tomadas. O MEC junto ao Ministério da Economia, devem promover uma melhora no ensino da população, por meio da destinação de verbas e palestras informativas com profissionais da área econômica e com a implementação de educação financeira no currículo escolar. Tais ações, visam concientizar os cidadãos da importância de administrar seu dinheiro de forma segura.
Demonstrar domínio da norma da língua escrita.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Sua nota nessa competência foi: Redação ainda não pontuada